ORA, DIREIS, FALAS SOZINHO?
Frequentemente falo sozinho, de mim para comigo, confesso, e fico olhando as paredes ou vendo meu rosto refletido no espelho enquanto me dirijo a mim. Provavelmente ocorreu a você afirmar que enlouqueci, perdi o juízo e já não respondo por mim mesmo. Engano seu! Calma, trata-se de algo normal, asseguram os especialistas dizendo que os gênios(rsrsrs) agem assim, estão reorganizando as ideias, calibrando a saúde mental, suavizando os anseios da alma.
A princípio receei ser algo esquisito e grave essa história de vez por outra comentar algo em momentos de solidão, pensar alto, discutir com o silêncio. Não dei muita importância ao caso, nenhuma aliás na verdade, preferindo ocultar sob o tapete da ilusão os a meu ver deslizes momentâneos. Nada demais. Creio até que grande parte da humanidade navega por esses instantes, digamos, obscuros.
Então, viajando na virtualidade do Instagram descobri que falar sozinho é benéfico para a saúde de.modp geral. Isso mesmo, é sério. Quem garantia era um renomado médico bastante afeito ao assunto. Ele citava de viva voz sete boas razões nesse sentido. Daí me dei por feliz concluindo não estar abilolado do juízo, mas sim praticando sem saber um artifício útil com vistas ao incremento da própria saúde.
Ainda cético, recorri ao Google e lá estava confirmando tudo que o médico falou, isto é, realmente faz muito bem a pessoa conversar consigo mesmo. Muito mais para aqueles que vivem sozinhos por alguma razão e isolados dos diálogos costumeiros dos demais. Ouvir a própria voz estimula o falar de quem vive muito tempo sem dialogar com alguém, que ao contrário poderia arrefecer e conduzi-lo ao esquecimento da articulação das palavras com o tempo, entre outros motivos.
Lembrei imediatamente do poeta Olavo Bilac conversando com as estrelas, feliz por saber que nesse universo maravilhoso eu não estou só, tenho a melhor, mais inteligente e profícua companhia. Que ótimo, ninguém melhor que ele. Talvez agora mais tranquilo procurarei também me entender com as estrelas qualquer noite dessas. Elas certamente estão saudosas do poeta, se bem não tenho a pretensão de substituí-lo porque ele era de alto nível. No máximo tecerei comentários aleatórios sobre meus devaneios, caso elas queiram me ouvir.