SAUDAÇÃO AOS PROFESSORES
Lembro com saudade dos meus primeiros professores lá na Linha Damião, interior do hoje município de Toropi. Emir Wagner e Maria Carmelina. O professor Emir era mais severo, castigava os alunos peraltas e atirava giz nos mais bagunceiros. Às vezes até um apagador, daqueles bem pesados. Se acertasse na testa do aluno, era certeza de galo e de choro.
Maria Carmelina era um doce de professora, inclusive permitia que eu e um outro menino nos esquentássemos em volta do seu fogão a lenha antes de entrar para a aula (ela morava com a família numa casinha ao lado da escola).
Depois fui aluno da professora Irene até concluir a quinta série. Acreditem ou não, eu era considerado um dos alunos mais estudiosos, apesar de certa tendência à bagunça e a querer chamar a atenção.
Levei vários anos para concluir os ensinos fundamental e médio e tive vários professores, alguns que considero meus amigos até hoje.
Depois fiz faculdade e tive três professoras ótimas.
Devo aos professores o pouco que aprendi e o pouco que me tornei como cidadão e ser pensante.
É frase redundante, mas se não fossem os professores não haveriam todas as profissões, desde a mais simples às mais elaboradas. Todo profissional teve um dia um mestre ou mestra que lhe indicou o caminho e ensinou algo.
No decorrer da minha parca vida amorosa morei junto com uma professora entre 2010 e 2014 e namorei outra entre 2019 e 2020. Ambas surtadas, como é de praxe nessa profissão.
Porque não é uma profissão fácil e quem é professor sabe disso.
Além dos baixos salários diante da sobrecarga de trabalho, há o desinteresse por parte dos alunos: como fazer atraentes os conteúdos chatos das disciplinas quando o melhor é namorar ou viajar no mundo mágico da internet e das redes sociais?
Ser professor é uma arte e um encargo.
Como bem disse Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo." É imprescindível o papel do professor em educar a mente das pessoas para transformá-las em cidadãos pensantes, conscientes de seus direitos mas também de seus deveres.
A profissão de professor, antes considerada um status, hoje não é tão valorizada:
"Oito em cada dez professores da educação básica já pensaram em desistir da carreira. Entre os motivos estão o baixo retorno financeiro, a falta de reconhecimento profissional, a carga horária excessiva e a falta de interesse dos alunos. Os dados são da pesquisa inédita Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil, divulgada pelo Instituto Semesp.
A pesquisa foi realizada entre 18 e 31 de março de 2024, com 444 docentes das redes pública e privada, do ensino infantil ao médio, de todas as regiões do país. Os dados mostram que 79,4% dos professores entrevistados já pensaram em desistir da carreira de docente. Em relação ao futuro profissional, 67,6% se sentem inseguros, desanimados e frustrados." FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br.
Que nossos professores não desistam dessa valorosa profissão, responsável pela formação de nossos alunos no que se refere ao aprendizado e cidadania. Trabalhei com professoras de pré escola e pude perceber o comprometimento das mesmas em colocar na mente das crianças que atendiam noções primordiais de ensino, cidadania e solidariedade.
Meu apreço e reconhecimento a esses guerreiros responsáveis pela nossa formação. Parabéns, ainda que tardio, pelo Dia dos Professores, comemorado no dia 15 de outubro.
Que sejam mais valorizados financeiramente e psicologicamente, diante de sua grande importância para a nossa sociedade.