SE LOCOMOVER É PRECISO... 15h16min.

Hoje, no jornal da TV Band, na hora do almoço, foi lembrado que o ônibus Expresso, estava completando 50 anos, em nossa cidade, pois, foi inaugurado em 22 de setembro de 1974, pelo então prefeito nomeado pelo Governo Militar Jaime Lerner, e o presidente militar da época se fez presente na inauguração...

Com o crescimento das cidades, a “modernidade” exige a locomoção, é a ida e vinda das pessoas em todas a direções, é lógico, que havia o “transporte”, individual em cavalos, ou de mais pessoas em precárias carroças ou para tivesse maior poder aquisito em carruagens...

“Em 1887, com a inauguração da Linha Batel, que ligava o Alto da Glória à Avenida Batel. Os primeiros bondes eram puxados por mulas. Em 1913 se adota os bondes elétricos, que eram belgas e tinham um sistema único na América do Sul para captar energia elétrica”.

Cruzava a cidade de norte ao sul e leste ao oeste, este sistema de locomoção durou até 1952, - chequei a usar quando criança – quando o prefeito da época o extinguiu, dando prioridade aos ônibus. No final o “monopólio” ficou nas mãos de duas famílias, Gulin e Erondi Silvério...

Finalmente, chegamos em 22 de setembro de 1974, com uma inovação extraordinário no transporte público em nossa cidade, pois na data mencionada era inaugurado o Ônibus Expresso, com canaleta exclusivas, e as estações Tubo, este pioneirismo em transporte público se deve ao então jovem prefeito Jaime Lerner, na época nomeado pelo Governo Militar, que se fez presente nesta inauguração. O novo sistema foi se aprimorando dia a dia, com inovações que causavam espanto aso passageiros, como a tarifa única, isto é, o usuário poderia se locomover para qualquer ponto da cidade pagando uma única passagem.

Todo o sistema de transporte era constantemente aprimorado, para dar mais conforto aos passageiros, o que levou muitos a deixarem o carro em casa, para usarem o transporte público. Este pioneirismo em transporte público, foi copiado em muitas cidades, inclusive até em Nova Iorque, aliás um transporte público de qualidade, é solução de locomoção para as grandes cidades, pois as ruas são as mesmas, e cada vez mais o úmero de carros aumenta...

Aqui não temos um metrô, porém, temos o ônibus Expresso, que podem transportar mais de 300 pessoas, de sul ao norte, de leste ao leste, pois os “vermelhões” cruza a cidade em todos os sentidos, paralelamente ainda se tem o “ligeirinho”, que dão mais agilidade aos percursos, pois se locomover é preciso. 15h49min.

Curitiba, 23 de outubro de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman

http://www.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 25/10/2024
Código do texto: T8181676
Classificação de conteúdo: seguro