Outubro Rosa para Refletir, Prevenir e Curar

Outubro Rosa Para Refletir, Prevenir e Curar

O Outubro Rosa chega todos os anos para alertar a sociedade sobre a importância da realização dos exames preventivos, capazes de aumentar em 30% a chance de cura do câncer de mama. O Brasil registra anualmente 260 mil mortes por câncer. Em mulheres o de mama ocupa o primeiro lugar. Infelizmente muitos dos casos de óbito ocorrem pela demora na busca pelos exames de prevenção. Quanto mais tarde se descobre mais doloroso o tratamento e as chances de cura caem consideravelmente. Por isso a importância de não deixar para depois. Somos responsáveis pela nossa saúde e dela depende nossa sobrevivência. Nossa mente é o que nos guia, nosso corpo o alicerce.

A mente influencia na tomada de decisões e nosso corpo agradece. Os dois são interligados e devem estar conectados. Depende de nós ter cuidado. Com o câncer de mama o cuidado é também sinal de amor e deve ser redobrado. O câncer não apenas adoece, ele enfraquece e entristece. Não desejamos descobri-lo e sim preveni-lo, em caso de descoberta tratá-lo de forma menos agressiva e dolorosa, aumentando as chances de progresso. Quem já perdeu alguém para essa doença, sabe o quanto é doloroso, não só para o paciente mas também para a família e amigos.

É uma luta árdua e em conjunto. O apoio da família é indispensável, mas, precisa partir de nós a convicção de que devemos sempre estar alertas de que a prevenção é extremamente necessária e percebendo qualquer sinal, procurar atendimento médico. Os cuidados com a prevenção também incluem o auto exame, que pode ser realizado de forma frequente sem necessidade de acompanhamento de nenhum profissional da saúde. É um meio importante de cuidado de nós com nós mesmos. No Brasil apenas 20% dos casos de câncer de mama são descobertos nos estágios iniciais, e acaba por chegar ao sistema de saúde tarde demais, dificultando o tratamento e reduzindo os índices de cura.

A falta de acesso ao tratamento e a demora nos exames de imagem ainda são uma realidade de muitas mulheres brasileiras, mais um fator importante para que se procure a prevenção o quanto antes. O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama realizado desde a década de 90.Essas ações acontecem anualmente, visando o compartilhamento de informações sobre a doença, as diferentes formas que ocorrem, fatores de risco e prevenção. Entre tantas informações importantes, ressalta-se que o SUS, Sistema Único de Saúde é um grande aliado na prevenção e tratamento de vários tipos de câncer, incluindo o de mama. Disponibilizando gratuitamente exames para investigação, tratamentos como quimioterapia e até mesmo reconstrução mamária em casos onde há necessidade de mastectomias também realizadas pelo SUS.

Há muitos casos em que mulheres só obtêm essas informações quando conhecem a campanha do outubro rosa, em sua grande maioria de baixa renda e com dificuldades de acesso à informação.

O movimento abre as portas para que mais pessoas tenham acesso a diagnóstico e tratamento, visando não só a prevenção, mas tratamento precoce e redução nos casos de óbito pela doença.

Quando valorizamos o direito e o dever de nos preocupar com nossa saúde abrimos também as portas da nossa essência como mulher, de conhecimento do nosso corpo e de fortalecimento do nosso amor próprio e auto estima.

O que consequentemente pode impactar de forma positiva na vida de outras mulheres, como exemplo de amor e cuidado para consigo mesmas.

O Outubro Rosa sintetiza também a importância de hábitos saudáveis, visitas regulares ao médico e a realização do exame de mamografia anualmente depois dos 40 anos, mesmo sem qualquer sintoma aparente.

O cuidado com nosso corpo deixa a mente mais tranquila, a mente tranquila fortalece nossa capacidade de entendê-lo e aceitá-lo fazendo com que estejamos atentas aos cuidados que devemos tomar em relação a nossa saúde física.

Dia 19 de outubro é o dia internacional da luta contra o câncer de mama. Outubro rosa, mês de conscientização sobre o assunto, de falar e divulgar para que todas as mulheres procurem, acessem os serviços de saúde, se previnam, se protejam, salvem-se desta doença que tanto as agride, psicológica e fisicamente, em muitos casos, causando a morte. Os casos podem acontecer em qualquer idade e a maioria dos óbitos são de mulheres com menos de 50 anos que deixaram para depois e o depois acabou sendo tarde demais. Então, não há idade para se cuidar. O cuidado deve ser frequente e constante, e nunca é tarde para prevenir.

Abrir mão de cuidados preventivos pode significar abrir mão de sonhos de vida que podem ser adiados, ou até mesmo nunca realizados.

Cuidar de nós mesmos é um ato de amor além de nós, mas também para com aqueles que amamos e que nos amam.

Mês de outubro só existe uma vez ao ano, mas os cuidados com a nossa saúde devem ser todos os meses do ano. Nosso corpo é reflexo do nosso cuidado, o cuidado é reflexo do nosso amor.

Potiara Cremonese
Enviado por Potiara Cremonese em 24/10/2024
Código do texto: T8181061
Classificação de conteúdo: seguro