OFERECER A OUTRA FACE
OFERECER A OUTRA FACE
Jesus foi, realmente, um homem admirável. Seus conselhos, antes de serem espirituais, destinados a conseguir a vida eterna, eram fonte de sabedoria e de convivência humana.
Certa vez, Ele disse: Se alguém lhe bater numa face, ofereça a outra.
Há nesse conselho, uma sabedoria que poucos entendem. Para nós é mais fácil o toma lá, dá cá; olho por olho, dente por dente. Mas quando agimos assim, estamos nos igualando em violência e criando um conflito de proporções imprevisíveis e de consequências desastrosas.
Quando colocamos em prática o conselho de "dar a outra face", desarmamos o agressor, provamos o nosso auto controle, despertamos o seu senso crítico, para que ele entenda como sua atitude foi pequena e quão grande é nossa personalidade.
Esse "oferecer a outra face," não deve ser visto apenas como uma agressão física. Deve ser aplicado diante de ofensas, do uso indevido da autoridade, intrigas, maledicências e muitas outras situações, onde o silêncio e a sua conduta honrada, falam mais alto.
É muito comum, em nosso meio comunitário, onde trabalhamos e nos doamos gratuita e voluntariamente, para o bem dos demais, sermos perseguidos, injuriados e prejudicados por aqueles que, tendo o poder de fazer o bem, preferem usar a posição que desfrutam, para usufruir de benesses pessoais. E, em assim sendo, tornam-se inimigos dos que oferecem seu trabalho por idealismo e amor, passando a procurar meios de os prejudicar. O conselho do Mestre dos Mestres não é "pagar com a mesma moeda ", mas sim, mostrando superioridade moral, "oferecer a outra face."
Quando reagimos com as mesmas armas do agressor, passamos a ser iguais a ele, e deixamos de servir de modelo em nossas relações, quer sejam familiares, sociais, comunitárias e até religiosas.
Fica, nesse texto, o último conselho do homem mais sábio do mundo:
"- Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. "