CAVALEIRO

[Para Marcus Odilon]

Francisco de Paula Melo Aguiar

O que é cavaleiro?

É aquele que anda a cavalo. Relativo a cavalaria. Primeiro grau de certas ordens, por exemplo, cavaleiro da Ordem de Cristo, etc.

Assim sendo, o termo cavaleiro aqui enfatizado não tem nada com cavalo, tem sim como um adjetivo qualificativo daquele que com urbanidade sabe entrar e sabe sair sem deixar rastros negativos por onde passou querendo ajudar ou fazer o bem sem olhar a quem, como um distintivo ou elogio "cavaleiro" fazendo o bem em suas atividades públicas ou privadas e ainda distribuindo simpatias a quem lhe procura para pedir ajuda ou para lhe cumprimentar ao dizer: fale cavaleiro em que lhe podrmos lhe servir?

Por outro lado, lembramos o importante trecho dramático de Dom Quixote, em "diário íntimo de um sonhador", que ainda que por analogia, ele diz que "a todos os iludidos, aqueles que falam ao vento. Aos loucos de amor, aos visionários que sacrificariam a própria vida por um sonho. Párias, rejeitadas, esquecidos. Aos que desafiam o senso comum, aos verdadeiros loucos, reais ou imaginários".

De modo que "aos homens e mulheres de coração puro, que ainda acreditam no poder de um sentimento genuíno. Aos que ainda se emocionam, que são movidos pelos grandes impulsos, ideias e sonhos. A vocês, que nunca desistem, que são zombados e julgados.

Ressaltamos por outro lado que ser importante fazer uma reflexão sobre o texto" segundo o autor e obra antes citada.

E Dom Quixote se direciona "aos poetas de diário, aos que parecem "vencíveis", mas se erguem após cada derrota com mais força. Heróis anônimos, vagabundos da vida. Àqueles que, mesmo após perder tudo por seus ideais, ainda se sentem invencíveis".

E síntetisa no seu cotidiano se dirigindo

"aos que têm a coragem de falar o que pensam, que deram a volta ao mundo em suas mentes e corações, e aos que um dia darão. Aos que não veem fronteiras entre realidade e sonho. A todos os cavaleiros andantes, destemidos, que continuam sua jornada" pelo exemplo de vidas que não falam, porém, são indissociáveis em versos e prosas.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 22/10/2024
Reeditado em 22/10/2024
Código do texto: T8179761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.