A terceira crônica de outubro do Bacamarte

 

Aluu! Inuugujaq meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui no meu memorial literário a fim de ler crônicas dos bons tempos. Ajudungila?

 

Levanto, sem sono à tarde. Louise dorme seu sono de linda. Ando pela casa, feliz e saudável, dono de mim e dono do mundo nesse instante, passando meu café. Sigo pelo tempo, volto a infância, numa tarde de sol qualquer em minha cama, na casa dos pais. Possuía tudo e sabia disso. Nunca mais foi igual, os tempos memoriais da infância foram os melhores da vida.

 

Volto a eles e sinto aquela graça de ter os pais vivos e irmãos pela volta. Tudo era sonho e o Natal era lindo. Festa com sol e com chuva, com frio e calor, com primavera e outono. Prefiro aqueles tempos ou agora. A juventude é uma bosta e o sexo um engodo, morte e miséria para muitos. Escapei dessa, tive tino, criei família, que é o que importa, a verdadeira liberdade e paz. Agora, a plenitude, a segurança. Fodam-se os achaques do tempo sobre o corpo físico e a brevidade que se aproxima paulatinamente, o segundo melhor momento da vida é agora. Que saudade do pai e da mãe, mas bah.

 

Juventude... Os jovens morrem nas guerras, movidos por suas ilusões e tolices, "morrer pela pátria, viver sem razões...". Coitados. O homem é ele e a sua circunstância, bem disse Gasset. A Rússia e Israel já ganharam o jogo, não há, nozes sabemos, resistência contra a força bruta e o caminho para os mais fracos está infestado de peste, doença e morte. Tiro, porrada e bomba. Os fatos. Nunca deveriam ter atiçado os leões e as hienas os palestinos e os ucranianos, nunca. Que desperdício de carne humana jovem, de mulheres e de crianças e de velhos, até, negada a estes a paz ao final da vida que agora usufruo.

 

Ah, coisa boa essa cama na casa dos pais. Consigo sentir aquela magia toda, juro. Um grande abraço pra tuzes.

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

 

---- * -----

 

 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

 

MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Ajuungila - Como estão?

Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - Bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.

Nozes - Tuzes+Eu=Nozes.
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Tuzes - Plural de tu.

 

Antonio Fernando Rollim de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 22/10/2024
Reeditado em 22/10/2024
Código do texto: T8179569
Classificação de conteúdo: seguro