NA ANGÚSTIA
Muitos só lembram de Deus na hora da angústia, esquecendo-O na alegria e nos prazeres mais simples do cotidiano. Por respirarem sem nem perceberem, por não sofrerem acidentes apesar da loucura do trânsito apressado, por ser tão natural acordar, comer, andar, estar saudável, por todo desfrute de estar vivo, simplesmente ignoram que dependem de Deus, que estão vivos e não são consumidos por causa da Sua misericórdia. Nunca agradecem, olvidam a abençoada frase " graças a Deus ".
Como se o dom da vida se tratasse de algo comum, trivial, não o dom concedido por Ele. Jamais esboçam uma pequena oração de gratidão, a menos que a dor chegue e gritem não agradecendo, mas implorando ajuda, pedindo socorro. Talvez no entendimento deles os anos de esquecimento e indiferença do quanto nada somos sem Deus devem ser relevados, pensam ser irrelevantes. A seu ver Ele estará sempre lá à espera para atender as súplicas na chegada do desespero.
Em tudo vamos dar graças a Deus qualquer que seja a ocasião, assim feliz como perturbadora, caindo e levantando, sorrindo ou chorando, escapando do perigo ou passando por mais bocados. Ser grato principalmente a Deus tem uma importância elevada. Lembre-se do seu criador nos dias de sua juventude, quando adulto e na velhice, a cada amanhecer, voltando para casa, abrindo os olhos para um novo dia, por estar vivo, pela família, o emprego, a prosperidade de seus negócios empresariais, por tudo enfim.