UM LEVE TOQUE NO ENTREGUISMO TUPINIQUIM NA ÚLTIMA DÉCADA: golpe e detonação de ativos nacionais
Antes de pensar em partido político e/ou em ideologia, seja o mesmo ou não da situação ou da oposição, mergulhemos um pouco nas profundezas abissais da geopolítica, ou fiquemos mesmo na sua superfície, pois não nos hão de faltar fatos e dados para alçarmos voos realísticos e não apenas sermos emprenhados pelas ‘magníficas’ fake news que nos chegam a todo momento desde o planejamento do golpe e que ainda se sucedem em nosso analfabético país... Jornais, revistas, televisões etc vivem aqui historicamente cometendo absurdos em notícias em que fatos e dados de nada valem, pois que costumam produzi-los em função de seus interesses e objetivos, esses quase sempre não morais, não éticos, não científicos etc, mas certeiros para o atingimento de metas que a maioria da população não consegue entender e, dessa forma, acaba por ser levada de roldão pelos veículos de maior audiência, aqueles que melhor sabem persuadir gente que garante a sua audiência diária. Temos aí uma gama enorme desses veículos safados, tanto de direita quanto de esquerda.
A grande mentira que foi criada graças a ‘ajuda celestial’ advinda do golpe foi dizer que a Petrobras foi quebrada e sucateada pela ação do PT. Emprenharam isso na cuca dos brasileiros 24 h/d via as emissoras de jornal, televisão, rádio e mídias fraudulentas e picaretas. Não há governo – por mais ladrão e incompetente ao mesmo tempo – que seja capaz e consiga a proeza de fechar as portas de petrolífera que detém reservas de óleo no nível similar ao que dispõe a Petrobras! Relembro então que ouvi isso muitas vezes do meu professor de Engenharia Econômica Raul Elkind quando eu ainda fazia o Curso de Engenharia de Processamento Petroquímico da Petrobras em 1976 e até hoje continuo a ver o mundo inteiro dizer a mesma coisa. Não é à toa que chamam o petróleo de ouro negro, apesar de tantas outras alternativas ao petróleo terem surgido como inovação para a sua substituição, contudo ainda não conseguem destroná-lo como matéria-prima de suma importância para o mundo funcionar. Aliás, o petróleo não deveria ser sequer queimado como o fazemos e isso fora dito pelo gênio russo Dmitri I. Mendeleiev, o criador da Tabela Periódica, que nos anos de 1800 esteve em visita a campos terrestres de petróleo nos EUA. Isso se deu muito antes do surgimento das indústrias petroquímica e de fertilizantes. O mundo está mesmo errado e nós estamos ainda muito atrasados!... Há muito o que se fazer a partir do petróleo, decerto.
Compreendo muito bem a razão pela qual muitas vezes a Petrobras esteve com o caixa reduzido na sua história, mas jamais me descuidei de apreciar seus parâmetros operacionais, cujos registros históricos oficiais demonstram sua vitalidade imbatível, a qual haverá de morrer (para o Brasil) tão só quando o último campo produtor de óleo e gás for entregue ao capital gringo. Por outro lado, coisa que os vendilhões da pátria em seus crimes de lesa-pátria jamais mostram ou citam é que quando o óleo sobe de preço na cotação mundial aqui acontece simultaneamente a valorização da empresa (como, de fato, está voltando a acontecer agora), que entendemos ser fato conexo e diretamente dependente do preço do cru no mercado internacional.
O esquemaço feito pela Arábia Saudita e os Estados Unidos quando desvalorizaram o valor do barril de petróleo serviu para tirar do mapa a enganosa indústria americana de gás de xisto (de jazidas comprometedoras da qualidade de água de poços, sendo ainda mentiroso e antieconômico no potencial em que se vendeu ao mundo e que tanto prejuízo legou aos investidores desse negócio!) e para reduzir ativos dos maiores produtores de óleo e gás da América do Sul: Brasil e Venezuela. No Brasil, aquele esquemaço já proporcionou o abocanhamento de uma fatia nobre do Pré-Sal e tantas outras vantagens daí fluíram a favor dos gringos e não do nosso carente país. A ignorância do brasileiro ignara, alienado e desinformado corroborou para com essa garra do golpe criminoso, bem planejado e hoje sabidamente coberto pelo “acordão nacional, com o supremo e tudo” (Romero Jucá).
É fato conhecido que quando o preço do cru decai, o valor dos papéis da Petrobras em bolsas de valor igualmente decresce. O mundo inteiro sabe que a queda do valor do barril de petróleo foi deveras ruim para todas as empresas que exploram o vasto mundo do petróleo. Como fizeram antes, fazem hoje e farão no porvir as empresas petrolíferas concorrentes no mundo todo para atenuar, suportar e amortizar tais flutuações? Simples: 9 dentre as 10 maiores delas dominam toda a cadeia produtiva, a distribuição e venda de produtos derivados e associados ao uso de derivados, a mesma coisinha que a Petrobras já faz há muito tempo, mas que tem sido agora negligenciada e não me diga você que isso decorre de mera burrice ou porque não há dinheiro para investir nisso. Qualquer banco rico do mundo sabe muito bem da fortuna em óleo e gás e tecnologias correlatas ao petróleo e gás e das cadeias de derivados desses e não se recusaria em bancar empréstimos para Petrobras. Não houve essa busca de crédito pelo gênio Pedro Parente, que partiu direto para a detonação dos ativos ao tempo que uma utilização massiva da mídia local tratou de fazer o ‘catecismo ilusório’ para o povo e haja falácias e/ou meias verdades, quanto muito! Como a meta do gênio Pedro Parente parece convergir inapelavelmente – e conta com o apoio do braço tucano desse governo omisso e fraco – para a venda da empresa, tem procurado dar e/ou ofertar e/ou doar ativos após gerar artificialmente através de preço aviltado maior atratividade ao rico filé mignon que está entregando: valores de plataformas de última geração por menos de 10% do valor real, corte de investimento no refino, venda de refinarias, compra de plataformas no exterior, concessão de isenção de impostos para as petrolíferas (que já virou lei no congresso) que estão vindo aqui coletar o nosso petróleo retirado do Pré-Sal etc. Haja geração de empregos no exterior! Haja sucateamento de estaleiros e indústrias no Brasil! Haja detonação de empregos no Brasil! Adeus educação! Adeus saúde! Adeus desenvolvimento! Adeus soberania!... Conclusão: Delfim Neto errou quando afirmou que “o Brasil é o país do futuro”. Não restará futuro algum para quem nada tem no mundo globalizado senão servir ao império o que restar de matéria-prima para ser processada pelos gringos sedentos de nossas riquezas e no preço que nos for imposto pelos exploradores. Rsrs...
Outro ramo em que os lucros são crescentes no mundo está na indústria petroquímica, indústria essa que se expande a cada dia nos quatro cantos do mundo, que se diversifica com a evolução dos processos petroquímicos. Mas para o gênio Pedro Parente isso não interessa, por que? Não faz parte do seu plano de recuperação da empresa. Recuperação ou aniquilação? Mendeleev diria, com certeza, esse cara deve sofrer de burrice! kkk...
A indústria de fertilizante é fundamental para que possamos alimentar os imprescindíveis insumos NPK para o nosso agronegócio – ora e ainda gigantesco! O que quer e já decidiu fazer o mesmo gênio da petrolífera nacional? SUCATEAR a indústria de fertilizante. Sim, não quer sequer vender as fábricas, não quer gerar receita a partir da venda desses ativos. O que isso significa? Assim ficamos totalmente nas mãos dos gringos e vamos entregar também, depois, nossas minas de P e de K para produtores de fertilizantes concorrentes de hoje para que produzam e vendam para o Brasil os fertilizantes que haveremos de precisar cada vez mais para a garantia dos rendimentos de nossas plantações em safras anuais sempre crescentes. Nossa produção de alimentos só tem crescido nas últimas décadas e parece mesmo que o gênio não está nem aí para tal fato!... Por que? Entreguista emprega a Lógica para o ser humano, que, por sua vez, não percebe a forma com que o explorador emprega o formalismo aristotélico para auferir vantagens e bens e coisas a partir dos seres comuns manipulados; e, dessa maneira, se mantêm falsamente ligados aos princípios da Moral e da Axiologia (dos valores positivos). Isso explica porque agem os criminosos com vaselina aplicada a quem os aceita e porque tais entreguistas usam óleo de peroba na cara de pau de suas caretas.
Mas não há cenário que não possa ter uma piora, diria qualquer realista reto e bem informado. Sim, é verdade que há um projeto do PSDB, claro que alinhado com o descalabro da PONTE PARA O FUTURO, para o país vender/entregar/doar ao capital transnacional algumas empresas imprescindíveis para o sonhado desenvolvimento do Brasil (esse que se arrasta desde o tempo do ministrão Delfim Neto, colaborador que atuava a favor do golpe de 1964). Cito apenas três negociações ou negociatas em curso no âmbito do Senado da República para uma reflexão (creio que são mesmo horripilantes e vexatórias decisões insustentáveis do miSHELL, ou melhor, esperáveis mesmo!):
1) as empresas de energia, com foco na Eletrobras;
2) as empresas de água e saneamento; e
3) a Embrapa (essa que dá suporte e tem implementado as melhorias competitivas alcançadas pelo bem-sucedido agronegócio brasileiro).
A falácia da corrupção a nível improvável que na voz de golpistas e na zoada do PIG emprenharam as ouças do povão menos letrado, que disse ser a corrupção a causa do sucateamento da Petrobras, haverá de encontrar dificuldades para ser usada e justificar a entrega da Embrapa a concorrentes do país e/ou compradores gringos de plantão do exterior. Mais ainda: vai suscitar nos defensores dessa venda perguntas para saber por que o gerenciamento e a gestão da não corrupta Embrapa não podem ser usados na corrupta Petrobras. E o que mais vão querer inventar para justificar mais essa detonação de importante instituição brasileira de altíssima competência? Talvez algo parecido com as razões da tramoia da venda do Embraer? Talvez as da doação da base de lançamentos de foguetes de Alcântara/MA ao império?... Não há limite para os entreguistas, afinal de contas são todos golpistas e um desmanche açodado deve mesmo dar cabo do Brasil em pouco tempo e isso perfaz os ditames da PONTE PARA O FUTURO. rsrs...
Tenho grandes amigos engenheiros de carreira na Petrobras, honrados, competentes, alguns já aposentados, NÃO filiados a partidos políticos e NÃO simpatizante de partidos de esquerda, sendo alguns empresários e pais de família harmônicos no lar e felizes, os quais afirmam que a dívida da Petrobras foi e continua sendo administrável e não é e jamais foi um bom negócio a sua quitação na forma como está sendo operada sob as ordens suspeitíssimas do gênio Pedro Parente e praticada criminosamente com a entrega ou a venda a preço de banana dos seus ativos valiosíssimos, como todos nós temos visto acontecer na administração de Pedro Parente, ser que entendem como colaborador do império e caído de paraquedas na presidência com o fim de desmanchar a companhia. Tudo isso se devem as indiscutíveis qualidades requeridas para o cometimento de tamanho crime de lesa-pátria ora em curso: ser antipatriota, desprezível, cínico e canalha neoliberal e entreguista de carteirinha (que sabemos ser desde o tempo de FHC). O gênio foi e continua réu em processo criminal que gerou prejuízo de 2 bilhões de dólares à Petrobras na aquisição de uma petroquímica argentina, lembra desse episódio? Se esse cara age contra os interesses da nação brasileira só pode mesmo ser incompetente ou ser bandido a serviço dos agentes do golpe que o colocou ali para fazer esse dever de casa medonho. Não há outra possibilidade.
As grandes concorrentes da Petrobras têm dívidas altíssimas e suas reservas de óleo e gás tem decrescido nos últimos anos, ao contrário da Petrobras, que tem batido recorde de produção a cada dia. Isso é fato público, publicizado no mundo inteiro. Daí todas as concorrentes estarem apertadas mais que a Petrobras até, mas nenhuma delas se desfez de ativo algum. Estranho isso? Percebe-se que o gênio Pedro Parente não apenas vende a galinha dos ovos de ouro do Brasil, como tem impedido o crescimento do seu parque de refino, onde mora o grande filão de ouro: a produção de derivados. O monstro determinou o corte investimentos no refino e anunciou venda de refinarias em conformidade ao seu plano de detonação, esse que o mesmo chama de recuperação da empresa. Desse jeito e nesse ritmo não deve demorar e o futuro do Brasil deve mesmo acontecer sem óleo e gás e sem empresa alguma desse ramo. Seremos todos clientes do Tio Sam e seus amigos. Vê-se que o império jamais perdeu o apetite pelos ´saborosos e baratos’ produtos brasileiros! Continuam a adorar os nossos Au, Ag, Fe, Al, H2O, petróleo... e assim hão de permanecer enquanto entreguistas existirem por aqui. Não fizeram sequer uma guerrinha para abocanhar nossas riquezas. Esse povo brasileiro é mesmo muito bom – deve aceitar tudo como se fosse um marido traído por estar desinformado ou ser mesmo ignorante, de fato!... Rsrs...
No momento, o vendilhão Pedro Parente concentra a exportação de nosso petróleo para os Estados Unidos, por que isso? É sabido pelo mundo – e por quem quiser se informar e posta no site oficial da Petrobras! – o fato de que se resolvera o problema agudo da ociosidade das refinas americanas graças à gestão antiPetrobras e antiBrasil do Pedro Parente. O refino americano então roda a praticamente 100% da capacidade instalada. Em paralelo, passamos a ser o maior importador de derivados do Tio Sam. Você entende de valor agregado, creio. Perceba que petróleo cru vale muito, muito menos que qualquer de seus derivados comercializados, fato aritmético que nos possibilita inferir que o Brasil está gastando dólares da balança comercial para comprar derivados caros ao invés de produzi-los aqui para depois serem vendidos ao mundo. Vendemos petróleo e importamos derivados... Os gringos devem dar risadas e nos chamar de asnos! kkk...
Nem a escangalhada Venezuela, fodida em tudo que se possa imaginar, com menos reservas de petróleo que o Brasil, sem refino adequado, endividada até o talo, se desfez de seus ativos ligados à atividade petrolífera. Ao contrário, manteve todos os seus ativos e, como possui gigantescas reservas de óleo e gás, essas reservas que os americanos sonham abocanhar como estão fazendo com o Pré-Sal brasileiro, a Venezuela tomou dinheiro emprestado ao banco estatal da China para recompor a operacionalidade do caixa da empresa no curto espaço de tempo. Será que a China ou outro banco no mundo não emprestaria grana para a Petrobras? Pense nisso e perceba que não se trata de ideologia política, mas de simples engenharia econômica sobre negócios do petróleo. Estamos entregando a Petrobras de forma vil e criminosa.
Pedro Parente está matando a nossa galinha dos ovos de ouro. Apenas isso! É muito provável, não há dúvida alguma sobre isso (a menos que todas as demais petrolíferas no planeta Terra estejam erradas por estarem adquirindo ativos – ou verdadeiras bolachas quebradas – da Petrobras, bens esses que são hoje e deveriam ser no futuro destinados para exploração, produção, refino, distribuição, transporte e comercialização no mercado do ouro negro, onde a Petrobras tem batido recorde de produção todo dia).
O futuro deve mostrar a cagada que o entreguista está ora cometendo e isso haverá de ser comprovado pelos nossos descendentes.
A detonação prosseguiu no governo Bolsonaro, com Paulo Guedes e presidentes igualmente entreguistas dirigindo a Petrobras.
Foram “vendidas” 2 refinarias e a Eletrobras a preços aviltados ou de Black Friday. Ora são investigados presentes (ou seriam propinas recebidas pelo casal Bolsonaro?) em joias de muito elevado valor mercadológico que foram recebidas de dirigentes árabes e que ilegalmente foram adentradas no país ou mesmo contrabandeadas pelo ex-presidente Bolsonaro e primeira-dama e assessores corruptos de plantão. Pelos graves crimes já foram presos alguns desses ladravazes, mas o casal ainda não foi enjaulado pela Justiça nacional. Correm os processos no MP.
Salvador, 20/10/2024.