Teresina
Hoje, sábado, 19 de outubro de 2024, é dia do Piauí. Aniversário desse estado brasileiro, 1 dos 26 onde nunca estive e cuja capital, segundo o feed de notícias do Google, chama-se Teresina, a única capital nordestina que não fica no litoral. Porém, quem gosta de mar, não desanime não, que nem só de água doce se banha o Piauí. Segundo o feed de notícias do Google, no Piauí também tem praia. Uma, inclusive, chamada "Savage" (leia-se: "Savage", e não "Selvagem"). Mas lá infelizmente não há dinossauros, os quais dizem existir apenas no Acre.
Infelizmente, também nunca fui ao Estado do Acre. De modo que, para mim, difícil dizer se há ou não dinossauros lá. Sei, entretanto, que tanto o Piauí quanto o Acre estão no Google, estão nos livros de geografia, em que pese distantes de mim.
Do Piauí, conheço as vogais; do Acre, não cheguei ainda a conhecer dinossauro, mas conheci uma moça jovem, chamada Teresina. Tinha 51 anos e era (ou ainda é, não sei, que talvez ainda esteja viva, apesar de toda vida noturna que consumia) viciada em comer pimentão verde. Nunca entendi bem o gosto peculiar de Teresina, porém, sempre me deixei levar por sua conversa fácil e sorriso alegre, porque tinha (ou tem) uma mania estranha e frequente de sorrir e falar com qualquer pessoa que encontre, mesmo que seja desconhecida de ambos.
Foi assim que nos conhecemos, nas mediações de uma mesa de bar 3x4 e 4 cadeiras vazias, 3 horas de conversas aleatórias e 7 cervejas Brahma 600 ml. Foi assim que fiquei relativamente conhecedor de alguns aspectos interessantes a respeito do Acre. Por exemplo: que, no Acre, não existe dinossauros, mas há McDonald's, carros elétricos, celulares dobráveis; que, no Acre, as pessoas gostam muito de comer pimentão verde.
Perguntei a Teresina o que o Acre e pimentão verde têm em comum. Teresina respondeu que são subestimados, que não ganham os holofotes da grande mídia ou da culinária, mas nem por isso deixam de existir, a exemplo dos dinossauros. Porque, diz (ou dizia) Teresina, dinossauros existem, e basta consultar o feed de notícias do Google para constatar.
Não cheguei a duvidar da resposta convicta de Teresina, mas pimentão verde, particular e diferentemente dos dinossauros, acho horrível.