O QUE É A VIDA?
Francisco de Paula Melo Aguiar
A vida tem o percurso que cada ser vivo lhe dá.
É algo cheio de resiliência e resistência para de fato existir bem ou mal.
O certo é que cada pessoa é ela mesma em qualquer tempo e lugar, o responsável por suas escolhas existenciais.
Sim! Isto mesmo. E as vezes a pessoa nem se dá conta de se mesma, passando a viver no mundo sem se ligar com ele e por ele próprio em nada como extorno da corrupção do corpo, da alma e das escolhas que fez.
Não precisamos imitar a sociedade dos poetas mortos, necessitamos de fundar no nosso interior a sociedade dos poetas vivos. E assim construirmos nossa própria história de vida que explode a cada instante no interior de nossa alma que vive e reina como agente quer e faz o bem e ou mal a nós mesmos e a sociedade que não vive porque nós existimos assim ou assado.
Somos únicos em todos os sentidos da vida.
Mostrem-se que estão aqui no mundo enquanto podem, a vida é real, porém, passageira como chuva de verão, ela não tem xerox.
Por outro lado, ressaltamos a títulos de exemplos sobre a vida os seguintes teóricos que escreveram, fizeram e continuam fazendo suas vidas, "post mortem" para quem quiser assim conhecer suas opiniões a saber, por exemplos, a vida para Fiodor Dostoievski (1821-1881): a vida é o inferno; para filósofo grego Sócrates(470-399a.C): a vida é um teste; já na visão de Aristóteles(384-322a.C): a vida é a mente; para Friedrich Nietzsche(1844-1900): a vida é poder; para o pai da Psicanálise Sigmund Freud(1856-1939): a vida é a morte; para o pintor Pablo Picasso(1881-1973): a vida é arte, claro que sim, isto estar presente em suas obras; em Mahatma Gandhi(1869-1948): a vida é amor; para Athur Schopenhauer(1788-1860): a vida é sofrimento; já na visão de vida de Bertrand Russell(1872-1970): a vida é concorrência; já na concepção de Steve Jobs(1955-2011): a vida é a fé; para o cientista Albert Einstein(1879-1955): a vida é conhecimento, puro e simples; já na realidade de vida de Stephen Hopkins(1858-?): a vida é a esperança; para Franz Kafka(1833-1924): a vida é o começo; e para Bertold Brecht(1898-1956): "Todas as artes contribuem para maior de todas as artes: a arte de viver", dentre outros teóricos aqui não citados, etc.
Isto mesmo, o início, começo e fim em si mesma.
Portanto, o que é a vida segundo os teóricos aqui citados? e os teóricos não citados também? Caso contrário iríamos parar onde? Se tudo na vida é apenas mero aprendizado letrado ou iletrado de cada pessoa como verdadeira e única fonte de conhecimento, esta é a síntese da ópera: vida.
O que é a vida mesmo?