SEJA FELIZ

Sabe onde mora a felicidade?

Eu vou lhe contar onde eu penso que ela está.

Eu descobri que é muito fácil ser feliz.

Não existem fórmulas mágicas.

É muito simples.

Para sermos felizes precisamos entender o passado. Não só este. Desta vida de agora.

Mas o passado de nosso ser que é eterno. Deste ser que nasce e morre. Que renasce e remorre.

Precisamos renascer e remorrer tantas vezes.

Precisamos vestir personagens diversos, representar nossos papéis.

Os seres que amamos e que deixamos de amar. Os seres que cruzam nosso caminho estão todos interligados a todas as nossas vidas, a todos os caminhos que já trilhamos.

Não aceito o sofrimento por passividade e por uma aceitação medíocre. Aceito porque estou certa de que estou ajustando contas antigas e que só acertando-as vou viver bem comigo mesma.

O sofrimento não foi imposto a mim por um ser superior que nos castiga pelos nossos erros, pelos nossos pecados.

Ó não! Este sim eu penso que é um pensamento medíocre.

Somos nós mesmos que escolhemos as formas de nos punir, ou melhor, de nos regenerarmos, de nos redimirmos.

Se fizemos alguém sofrer atraímos para nossa vida esta pessoa vestindo um personagem que nos causará sofrimento.

Nós necessitamos provar da mesma dor que causamos a outrem.

Esta tese que defendo é complexa, um tanto complicada, e muito espiritualizada.

Se alguém nos ofende agora o quanto nós já o machucamos antes.

Não acredito que este trabalho todo dos espíritos em estarem se purificando, em estarem acertando-se entre si é um trabalho solitário.

Penso que há seres muito mais evoluídos espiritualmente participando destas engenhosas elevações do ser.

É por isso que digo que me sinto um pouco acima do nível dos homens e que ando observando a vida. Acho que é porque compreendi um pouco melhor a vida e a morte.

Não tenho um par de asas e tantas vezes troco os pés pelas mãos.

Sou frágil, sensível demais e choro à toa.

Reconheço que sou uma pessoa cheia de imperfeições. Há horas que eu tenho a maior bronca de mim.

Mas há horas em que compreendo até meus defeitos.

Compreendo que estou evoluindo. Que a aprendizagem requer erros, provações. Que os tombos fazem parte do caminho e que o importante é ter a coragem de levantar-se sempre.

Que quando alguém está me agredindo este alguém está só querendo chamar a minha atenção, está querendo me fazer enxergar o que não quero ver.

Todas estas coisas eu tenho descoberto ao longo de um caminho que não têm sido nada fácil.

Nem sempre podemos nos afastar daquilo que nos causa sofrimento.

Isto é da cabeça de cada um. Alguns acham que afastando-se de coisas que causam sofrimento vão alcançar a felicidade.

Mas penso que a felicidade é algo que tem a ver com o que trazemos dentro de nós.

Não é o mundo que nos trará a felicidade. Só nós mesmos podemos encontrá-la, e não fora, mas dentro de nós.

São coisas muito pequenas que me trazem alegria.

Descobri que as coisas materiais são muito fugazes e nada nos trazem.

É no abstrato, no intocável que mora a felicidade.

Nós a encontramos quando descobrimos que somos espírito e que o que nos cerca é um mundo de ilusões.

Somos atores representando papéis e os palcos são feitos e desfeitos.

Neste eu amo escrever e isto me proporciona muitas alegrias; no de ontem talvez eu nem soubesse ler, e amanhã como será?

Felicidade é estar aqui. Encontrar você que de alguma forma faz parte de meu caminho.

Felicidade é dizer que gosto de você. Que desejo que encontre a sua paz, desejo que encontre a felicidade que se pode achar nas coisas mais simples da vida.

Tudo é passageiro. O que temos que mudar é dentro de nós, não no mundo, nas pessoas que nos rodeiam.

Devemos enxergar a vida com os óculos do otimismo, da coragem, da esperança.

Não quero dizer que devemos nos prender a coisas que nos fazem infelizes, mas quando demoramos demais para nos afastar de algo que está nos fazendo mal devem existir razões para isso.

Ninguém nos prende se não nos deixarmos prender. Se estamos presos a alguém só nós mesmos conhecemos os motivos que nos levam a isso.

Será que estou enganada em pensar todas estas coisas?

Não sei.

Admito que sofro algumas vezes. Mais do que queria sofrer. Mas eu rio para as pessoas, rio para mim e de mim.

Acho que a vida é linda, sempre linda. Independente das circunstâncias.

Tudo me encanta, me toca fundo.

Não vivo me enganando, nem fugindo. Vivo convivendo com o que sou. Com o que fui e com o que serei ainda.

Descobri que este meu corpo de hoje abriga um espírito que é eterno. Não sou prisioneira dele. Só o estou habitando.

Necessito dele e das coisas que ele está passando. Na hora certa me desfarei dele.

Então por que ser infeliz? Por que, se tenho outros caminhos? Se tantas estradas me esperam...

Este tempo de agora é mais uma ilusão num mar de ilusões.

E preciso desta ilusão. Todos nós precisamos.

Sorria para o espelho, aprenda a rir para você mesmo.

Seja feliz.

A felicidade é um estado de espírito que se alcança sozinho.

SONIA DELSIN
Enviado por SONIA DELSIN em 17/10/2024
Código do texto: T8175794
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.