Torpe tortura
Os caminhos tortos são aqueles que apresentam muitas curvas ou linhas tortas, sendo sinônimos de sinuoso ou torto. O antônimo de caminho torto é direto ou reto. Esses caminhos não nos levam a nenhum lugar, são desvios que atrasam o trabalho e o desenvolvimento no meu interior. Os caminhos tortuosos são complicados e repletos de becos sem saída e de subidas íngremes. É importante não se tornar impaciente e nem trilhar caminhos perigosos. As vezes, nossas almas se esgueiram por vias tortuosas, por veredas perigosas de colocar não só em xeque nossa fé, como a nossa vida e de nossos entes queridos. O caminho tortuoso é uma torpe tortura. Nos faz cansar, exaurir energia e, ainda, acrescentar decepção e desesperança. A vida é aprendizado constante e, devemos, sempre estar atentos para aprender com a vida, com os sentimentos e, principalmente, com nossos erros. Com o aprendizado podemos aplainar os caminhos tortos e, então seguir até as portas capazes de abrir novas oportunidades e novas chances de evoluir e crescer. Em Lucas 3:5, é dito que "Todos os vales serão aterrados, e todos os morros e montes serão aplanados. Os caminhos tortos serão endireitados, e as estradas esburacadas serão consertadas". No fundo, precisamos aperfeiçoar kharmas, espíritos e almas... Para aperfeiçoar a existência, para servir e deixar um legado de respeito à dignidade humana.