A SALVAÇÃO FILOSÓFICA (BVIW)

 

 

A ética e a moral se tornaram escassas, qualidades quase em extinção. Como produtos raros disputados em prateleiras ou um troféu que se preserva em local de destaque na estante. Há quem diga que esses conceitos morais dependem da religiosidade, no entanto, o imperador romano Marco Aurélio desmente essa afirmação. Apesar de não ser ateu, ele era adepto de uma corrente filosófica, o estoicismo, conferindo a quem pratica uma integridade semelhante a dele, de elevado caráter.

 

O mundo anda em notável desequilíbrio, tanto natural quanto de princípios. Uma onda de ataques e discórdias em larga e crescente escala, dando a impressão que se juntou todos os neurónios humanos em um único. Porque quem ousa discordar das opiniões majoritárias é, quase massacrado, sendo obrigado a consumir o que lhe desagrada a fim de que evite sofrer hostilidades.

 

Sigo na contramão desse viés. Procuro preservar as minhas ideias e os meus ideais na individualidade, não compactuando com o que considero dissonante com o meu ponto de vista. Entre estar na aglomeração e insatisfeita, eis a minha regra de vida: prefiro andar só pelo caminho reto, a ter companhia por caminhos tortos. E um salve ao filósofo Zenão de Cício. Ah, e outro salve para a nossa filósofa particular: Zélia Freire!

 

 

 

Tema proposto pelo BVIW   - "Caminhos tortos"

 

(BVIW - BECOMING VERY IMPORTANTE WRITER/ "Tornando-se um escritor muito importante").