Entre Sem Bater - O Perigo de uma Ideia

Oscar Wilde disse:

"... qualquer ideia que não envolva algum perigo não chega a ser uma ideia ..."(1)

É curioso ( #SQN ) um poeta temer ser mal interpretado(2). Certamente, as ironias ou metáforas de Wilde para aquele mundo em que vivia, serviriam para os tempos atuais. Por outro lado, muitas frases de seus personagens têm endereço certo a um público pouco atento. Surpreendentemente, suas frases ganham uma significação elevadíssima, com o advento das redes sociais repleta de estultos.

UMA IDEIA

Qualquer tema que Oscar Wilde apresentou tinha muito sentido na época em que ele viveu. Nos dias de hoje, comediantes e farsantes de stand-up cometem atrocidades e muita gente dá gargalhadas, o que pode ser uma ideia perigosa. Portanto, a frase de Wilde ainda faz muito sentido e, atualmente, ficou pior com as redes sociais e seus equívocos interpretativos.

As observações afiadas sobre a natureza humana, a sociedade e o papel das ideias que Wilde expôs são reais e atuais. Uma ideia sem riscos ou perigos não é, de fato, uma ideia, mas apenas uma opinião de segunda mão dentro de uma zona de conforto. Essa perspectiva se torna ainda mais relevante no contexto atual das redes sociais, onde uma inovação enfrenta mal-entendidos. Como se não bastasse, a alienação mental e a difusão de teorias simplistas reforçam a mesmice.

O ambiente digital, certamente, possibilita a liberdade de expressão, mas também demonstra que as ideias originais e disruptivas sofrem muita rejeição. Atualmente, é comum qualquer opinião enfrentar resistências, interpretações insanas e até mesmo hostilidades gratuitas. Na maioria dos casos, as hostilidades nem se relacionam com a ideia, mas com o agente que as demonstra.

Podemos, analogamente, imaginar que uma ideia que não contenha nenhum perigo é como uma teoria única(3), que todos copiam e não discutem. Desta forma, assim caminha a humanidade com a força da alienação(4) mental e outras aberrações.

A ZONA DE CONFORTO

Nas redes sociais, exprimir pensamentos de forma instantânea dá ilusão de que todas as vozes são igualmente inovadoras ou críticas. No entanto, Wilde é atual ao demonstrar que expressar opiniões livremente não significa necessariamente que temos ideias autênticas. A maioria das postagens e comentários tende a reproduzir o que surge dentro de determinado grupo ou bolha social.

Esse fenômeno recrudesce pela lógica dos algoritmos, que induz os usuários a conteúdos que reforçam seus preconceitos, dogmas e crenças. Estas situações, sem uma análise crítica ou confronto com visões divergentes, gera a falsa sensação de segurança intelectual — a chamada zona de conforto.

Dentro dessa zona de conforto, as ideias não enfrentam desafios e ai daqueles que ousam. Os usuários veem imersos em um ciclo de validação mútua, onde as teorias dominantes são o senso comum e a opinião da maioria. Isso cria uma barreira para qualquer forma de pensamento realmente original, inovador ou fora da caixinha.

A opinião ou uma ideia, nesse contexto, torna-se um produto rasteiro, uma espécie de eco das vozes ao nosso redor, desprovida do risco. Desta forma, o perigo, dentro de uma ideia que, segundo Wilde, é essencial, inexiste ou sofre uma espécie de bullying ideológico.

A ALIENAÇÃO E O PENSAMENTO CRÍTICO

O risco de se afastar da zona de conforto nas redes sociais é real. Wilde estaria correto, atualmente, ao identificar esse perigo como um sinal de uma ideia genuína. Quando alguém se propõe a desafiar o consenso estabelecido, seja por meio de uma simples crítica, sofre rejeição. Desse modo, uma proposta de pensamento alternativo inovador recebe como resposta a alienação mental.

As pessoas nos grupos oferecem resistência não apenas no confronto ante a ideias opostas, mas também na forma como as palavras se apresentam. As distorções, interpretações por conveniência e até mesmo a ignorância e indiferença seletiva são uma realidade.

Esta aparência de alienação nas redes sociais apresenta-se com uma lente de aumento pela comunicação instantânea e pela falta de ideias. Em plataformas que priorizam a velocidade da resposta e a concisão, a profundidade das ideias frequentemente se perde. O que deveria ser um espaço para o debate acaba se tornando uma arena para a polarização e o conflito superficial. As ideias originais, com perigos e riscos, se reduzem a slogans, chavões e platitudes.

Assim sendo, a alienação funciona como uma espécie de "filtro social", separando aqueles que se atrevem a pensar fora dos limites. Adicionalmente, os que apresentam uma ideia inovadora enfrentam o risco de exclusão, marginalização ou até ridicularização. Entretanto, como Wilde sugere, essa alienação pode ter soluções de contorno, ela pode confirmar que a ousadia da ideia faz sentido.

TEORIAS ÚNICAS E O RISCO DE UMA IDEIA

Outro aspecto importante das redes sociais, que Wilde sem dúvida criticaria, é a regulamentação de "teorias únicas" e as verdades absolutas. Essas teorias surgem como respostas simplistas para questões complexas, e recebem apoio nos grupos que desejam certezas rápidas e simples. O problema é que essas "verdades" passam longe do pensamento crítico ou da hipótese de dúvida. São, como na ideia de Mark Twain, opiniões de segunda mão. Com toda a certeza, rechaçam o questionamento, e se opõem à disposição de correr os riscos.

A disseminação dessas teorias, em consonância com a tendência de evitar controvérsias, cria um círculo vicioso permanente. As pessoas reúnem essas ideias fracas, fortalecendo sua própria sensação de pertencimento a um grupo. Ao mesmo tempo, evitam qualquer questionamento que possa perturbar o status quo.

É uma zona de conforto intelectual onde a inovação e a criatividade sucumbem ante a necessidade de conformidade. Dentro dessa dinâmica, a verdadeira reflexão crítica submerge, pois exige uma disposição para correr riscos — pessoalmente e coletivamente.

O VALOR DE CORRER RISCOS

O risco é um componente essencial da verdadeira criação intelectual e até mesmo na vida, a não ser para os que esperam desígnios divinos. Ao tomar uma posição fora das ideias convencionais, o pensador ou criador expõe-se aos riscos que a sociedade digital impõem. No entanto, é justamente esse risco que define a ideia que vale a pena refletir e aprimorar. As ideias revolucionárias, inovadoras e que mudam de paradigma só podem surgir quando um indivíduo corre riscos.

Em suma, o pensamento de Oscar Wilde sobre o perigo necessários às boas ideias permanece relevante no ambiente das redes sociais de hoje. A alienação, os mal-entendidos e a resistência à inovação não devem ser obstáculos. Devem, sem dúvida, ser indicadores de que uma ideia está viva e desafia a tudo e a todos. Longe de serem ameaças, esses perigos são sinais de que estamos no caminho de algo realmente original. Em outras palavras, significa que não estamos apenas recitando opiniões prontas(*) e confortáveis, mas pensando.

MAFALDA

Mafalda, a personagem das tirinhas polêmicas, tinha um pensamento que se encaixa na proposta de que toda ideia tem que ter riscos e perigos. Em outras palavras, podemos dizer, parafraseando, que vivemos perigosamente expondo uma ideia ou dando uma opinião. Por outro lado, os tempos modernos colocaram um muro intransponível entre as pessoas, como as torcidas num Fla-Flu.

Enfim, uma das melhores frases sobre ideias diz respeito ao maior problema da atualidade, a preguiça de ler e interpretar. Ter ideias e opiniões com alguma fundamentação é um perigo nos dias de hoje.

“Viver sem ler é perigoso. Te obriga a crer no que te dizem.”.

Surpreendentemente, as redes sociais estão provocando efeitos perversos com a falta de leitura: ignorância coletiva e ausência de ideias.

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*)  Este texto, assim como a maioria da trilha "Entre Sem Bater" reproduz situações reais que ocorrem com o autor. Respeitamos e preservamos nomes e ideias opostas, mas se a carapuça servir, sinta-se à vontade para espernear.

(1) "Entre Sem Bater - Oscar Wilde - O Perigo de uma Ideia" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/10/16/entre-sem-bater-oscar-wilde-o-perigo-de-uma-ideia/

(2) "Entre Sem Bater - Oscar Wilde - Mal Interpretado" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/03/11/entre-sem-bater-oscar-wilde-mal-interpretado/

(3) "Entre Sem Bater - Karl Popper - Teoria Única" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/09/03/entre-sem-bater-karl-popper-a-teoria-unica/

(4) "Entre Sem Bater - Milton Santos - Força da Alienação" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/03/01/entre-sem-bater-milton-santos-forca-da-alienacao/