RAZÕES DO ESTRESSE FEMININO
Uma boa parte das pessoas, especialmente dentro do universo masculino, não compreende as razões pelas quais as mulheres vivem em estado, quase permanente, de estresse. Poucos compreendem que a rotina às quais uma mulher é submetida diariamente é, sem sombra de dúvida, profundamente estressante. Afinal, não é para qualquer um dar conta de trabalhar fora de casa o dia inteiro e à noite, ao chegar em casa, ter a necessidade de encarar mais um expediente.
O papel histórico do homem é prover, proteger e procriar. Estas funções muito bem definidas na vida de um homem. À mulher cabe a responsabilidade de cuidar da prole e administrar o lar. Ocorre que, com a necessidade de ajudar nas finanças domésticas, a mulher passou a trabalhar fora, já que os proventos masculinos se tornaram insuficientes para manter a família.
As mulheres, portanto, se viram na responsabilidade de terem que trabalhar tanto fora de casa, como dentro dela, o que diga-se de passagem, é bastante estressante. Como se não bastasse a carga de serviço exigida pelo ambiente de trabalho, a mulher, ao final do expediente, precisa munir-se de mais forças para a nova jornada que a aguarda dentro de casa.
Assim, depois de um dia exaustivo de trabalho, ela precisa encontrar disposição para cuidar da casa, lavar roupas, preparar o jantar e o almoço para o dia seguinte. Tudo isto, muitas vezes é feito, enquanto como trilha sonora para embalar suas tarefas, ela ouve apenas o choro de um bebê.
Além disso, existem muito homens que esquecem sua responsabilidade natural, não trabalham e mal chegam em casa, jogam-se no sofá com o tradicional “querida cheguei”, jogam os sapatos em qualquer lugar e ainda têm a cara de pau de pedir uma cerveja. Esta é uma das razões pelas quais as mulheres se estressam.
Também é importante destacar, que mulheres travam, todos os meses, uma verdadeira batalha com seus hormônios. Somente à custa de muitos medicamentos, chás, rezas fortes ou terapias é possível conviver com a bendita TPM, problema completamente desconhecido pelo universo masculino. É difícil conviver com a dita cuja e é impossível não se estressar nos momentos em que a TPM chega.
Ela chega sem cerimônia, de mansinho e vai dominando a mulher de forma que esta muda completamente seu humor. Então, ora ela ri, ora chora, ou faz as duas coisas ao mesmo tempo, deixando os homens malucos. Eles não sabem o que fazer e este “não saber o que fazer” gera um estresse profunda na criatura com TPM.
Parece existir um complô orquestrado entre uma boa parte dos mecânicos, para não apenas estressar, mas enlouquecer mulheres. Se o carro de uma mulher quebra, é razão mais do que suficiente para viver uma crise de estresse. Uma boa parte das mulheres com as quais convivo, não entendem a linguagem destes profissionais. Qual é a mulher que vai saber o significa “rebimboca da parafuseta”. É preciso conhecer muito bem o profissional, caso contrário o estresse é grande.
A situação de estresse é muito profunda se a mulher for professora de Ensino Infantil, porque como se não bastasse ouvir choro de criança em casa, ela ainda tem ouvir o mesmo som dentro do seu local de trabalho. Neste caso, não tem como se esquivar do estresse.
Mas, se alguém pensa que o estresse das mulheres é causado apenas nestas ocasiões, lamento informar que está redondamente enganado. Isto porque as mulheres são seres geradores de vida. Portanto, as mulheres engravidam. Nesta ocasião, o estresse é motivado pela mudança total nos hormônios, na forma física e na ansiedade pela vinda do novo ser.
Mulheres grávidas se preocupam com sua silhueta, uma vez que julgam perder todos os atrativos físicos. Lutam diariamente com o aumento de peso e dificuldade de locomoção. Preocupam-se com a saúde do bebê que irão trazer ao mundo, com a alimentação, com a saúde e, sobretudo, com o custo gerado para trazer este bebê ao mundo.
Curar uma crise estresse em um homem é muito fácil: Basta convidá-lo para assistir a uma partida de futebol e depois tomar uma cerveja com os amigos. Para uma mulher, a situação é mais complicada e pode se transformar em um ataque de nervos.
Portanto, se você convive com uma mulher, jamais, em tempo algum, faça piada com uma crise de estresse. Você corre um sério risco de levar uma “cadeirada”. Afinal, existem muitas razões para deixar uma mulher estressada. E não esqueça: As mulheres têm um sério problema com a oscilação de hormônios. Eles são os vilões da história.