NEM TUDO É MUITO RUIM OU TRISTE QUANDO SE MORA SÓ.
Que a família é a célula da sociedade ou que representa tudo na vida de qualquer pessoa, isto ninguém a menor dúvida. Só que uma das desvantagens de quem vive sempre rodeado de muitas pessoas ou em família ou em outra comunidade qualquer, não importa, é dar satisfações sempre dos seus pequenos atos e até dos seus sentimentos, em quase todos os sentidos. Por exemplo: se vai a algum lugar sempre tem alguém querendo saber onde e fazer o quê? Se reclama ou demonstra algum incômodo físico, logo alguém já dar uma sugestão para procurar um posto de saúde, um médico, etc. Se fica sério, pensativo por algum momento, alguém já julga que tal pessoa está triste com algum problema. Por outro lado, se está rindo aleatoriamente, alguém já diz que parece que ganhou na loteria ou viu passarinho verde, encontrou alguém especial para alegrar o coração, etc. Que situação delicada e instável esta de nunca ter um momento tranquilo sozinho, se duvidar até quando se sentar num banheiro e alguém bate na porta, falando que precisa entrar, está atrasado, etc. Situações bem diferentes de quem reside só, mas sem ser solitário, mas sim numa situação sadia e pacífica que se chama de SOLITUDE. Portanto, viver sempre sendo filmado, vigiado, julgado, criticado, elogiado e muitos outros ados que possam surgir pode ser um modo de viver, inegavelmente. Só que é uma situação incomparável à de quem já teve ou tem o prazer de morar só, tendo sua privacidade sem nenhuma violação em todos os sentidos. Liga televisão, som, computador, celular e tudo o mais na hora em que bem quiser, mudando de canal sem precisar dar satisfação a ninguém. Pega algo na geladeira na hora em que bem tiver vontade, dorme, come e até alivia seus gases sem ninguém por perto para recriminar de nada. Se duvidar, em momentos assim chega até soltar um solilóquio do tipo: ESTA É UMA GRANDE VONTADE DE MORAR SÓ. (Sem ser solitário, diga-se de passagem)