DIA DE COSME E DAMIÃO

Voltando no tempo da nossa infância na Bahia. Dia de Cosme e Damião era dia de festa.

Caruru nas casas oferecido às crianças. Uma toalha estendida no chão, uma bacia cheia de comidas. Caruaru, vatapá e outras delícias. Sete meninos em volta da bacia comendo com as mãos. Não se usava talheres.

Depois eram sete meninas. Não se misturava meninos e meninas. Eram separados.

Enquanto as crianças comiam e se deliciavam as pessoas da casa, devotas de Cosme e Damião rezavam.

Ao acabar as crianças limpavam as mãos no avental da dona da casa. Não lavavam as mãos. Fazia parte do ritual limpar as mãos assim. E as crianças saiam felizes e saciados. Alguns que ainda lhe cabiam mais iam para outra casa que oferecesse também o caruru de Cosme e Damião. Era assim na nossa infância.

Agora inventaram essa tal de distribuição de doces. Acabaram com a tradição de nossa infância na Bahia.

Valdir Barreto Ramos
Enviado por Valdir Barreto Ramos em 12/10/2024
Código do texto: T8171686
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.