QUAL O PRAZER DE ILUDIR UM POVO HUMILDE?
Há muitos anos, no tempo em que as pessoas humildes de cidades pequenas do norte e nordeste brasileiro viviam isoladas e sem notícias do que acontecia no resto do mundo, quando recebia a visita de um conterrâneo que residia no sul, mais precisamente São Paulo o engodo para isto já começava com o prenúncio da sua chegada que geralmente era anunciada com foguetórios fora de hora. Após isto, logo o local da sua chegada era sempre frequentado por várias pessoas, mais por curiosidade do que para obter alguma notícia de parentes residente em terras paulistanas, considerada naquele tempo, a terra da garoa. Então era aquela admiração estampada no semblante dos conterrâneos daquele visitante, que por sua vez, parecia sempre fazer questão de esnobar suas indumentárias propositadamente, como por exemplo, colar, relógio, pulseira, roupas coloridas, etc. enfim, tudo que chamasse muita a atenção e cobiça, por que não? Só que na verdade, tudo isto e mais alguma coisa só prevaleceu até à chegada da televisão que com suas notícias diárias sobre o autêntico e árduo dia a dia de uma cidade grande, desmascarou, literalmente uma pessoa que agisse assim com segundas e terceiras intenções, como se quisesse demonstrar que em São Paulo ou outra cidade grande o dinheiro dava em árvores ou era achado no chão. Quando, na realidade, todo mundo sabe. que isto não passa de uma grande e estúpida utopia.