REMINISCÊNCIA

É com muita prazer que venho aqui relatar a quem ainda não atingiu a plena longevidade, o quanto é importante dizer da felicidade que tem o idoso quando ele faz um passeio ao seu distante passado infantil, jovial e adulto. É isso mesmo: somente nós, humanos, é que temos essa extraordinária possibilidade de presencialmente estarmos visitando a nós mesmos em momentos que vivemos há tempos passados, os quais ficaram gravados em nossa memória. É como se o nosso espírito deu uma saidinha mas logo voltou. É tudo muito rápido. Creio que alguns jovens leitores irão questionar ou, até mesmo zombar, mas, espere sua velhice chegar e confira essa verdade. Você verá sua mãe jovem e estará brincando com seus pequenos amigos; se sentirá nos braços de seus pais e se verá entre os colegas da escola; verá sua primeira professora e cantará canções infantis com ela. Parece sonho, mas é tudo uma realidade que só o idoso tem essa possibilidade de reviver.

É evidente que as pessoas da primeira e da segunda idade não têm essa possibilidade de se visitar na infância, pois sua ocupação cerebral está ativada unicamente para dois momentos: o presente e o futuro.

Entre todas as qualidades que existem no ser humano, há uma que é a bem notável e mais admirável: A REMINISCÊNCIA. Ela é importante ao idoso, pois é através dela que vem, nitidamente, as imagens e os sons que foram presenciados e ouvidos num passado bem distante, os quais ficaram no tempo a dezenas de milhares de dias, e que ficaram perfeitamente conservados e adormecidos na nossa memória e, absurdamente, são ativados e espontaneamente eclodem para reviver a tudo.

Muitas vezes o idoso viaja, mentalmente, a milhares de dias indo se ver num passado onde ele esteve com pessoas que conheceu, e também, com certos momentos vividos entre coisas alegres, coisas belas, aromáticas, amorosas e com inexplicáveis imagens que somente ele é capaz de se ver e de ouvir na sua remanescentes época. Tudo isso não acontece em sonho, pois o idoso vê e ouve mentalmente sóbrio e a seguir ele relata tais fatos e visões. Acredite-o se quiser, mas, segundo ele, é tudo realidade. E é!

Nós (seres humanos) somos os únicos animais da natureza a termos tal capacidade mental e grande é a felicidade de nos encontrarmos com pessoas do passado (alguns que já se foram) e estarmos em lugares que apenas nós, lá, estivemos.

José Pedreira da Cruz
Enviado por José Pedreira da Cruz em 11/10/2024
Reeditado em 24/10/2024
Código do texto: T8171158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.