Dia das Crianças

Dia das Crianças

A celebração que acontece no dia 12 de outubro teve origem no Brasil e se consolidou por decreto presidencial no ano de 1924. Apesar de ser reconhecida em todo o país somente por meados de 1955, o dia dos pequenos, que é feriado nacional, é muito esperado por eles, todos os anos.

Além da expectativa das crianças quando o dia se aproxima, a data também é comemorada por comerciantes que a usam para alavancar suas vendas. O que acontece desde 1955 quando uma indústria de brinquedos usou a data para fazer uma campanha que foi um sucesso na época e segue até hoje. Propagandas na televisão mostram uma infinidade de opções de presentes, as vitrines das lojas um colorido de encher os olhos dos pequenos, e até de nós mesmos, uma imensidão de opções como, bonecas, carrinhos, ursos, super heróis, jogos, e até mesmo produtos como telefones celulares, tablets, vídeo games, e muito mais. As alternativas são infindáveis. Mas o verdadeiro significado do dia das crianças está relacionado com a oficialização dos seus direitos, como alimentação, amor e educação. Embora para muitos esta seja uma realidade distante. Por mais que saibamos que nem todas as crianças têm motivos para comemorar o seu dia, na sua ingenuidade e alegria elas encontram algum, ainda bem longe do tic toc ou dos jogos eletrônicos, basta reunir uma roda de amigos, da rua onde moram e a festa está garantida. Os bairros de periferia são um exemplo de que para ser feliz, basta mesmo ser criança. Algumas brincadeiras continuam vivas, onde a tecnologia ainda não fez morada, e isso não é tão ruim, aliás, isso é bom demais.

Pega pega, esconde esconde, rodinhas para bater uma bola, soltar pipa, e tem até carrinho de rolimã, na minha época era um pouco diferente, um pedaço de papelão, o barranco do açude onde havia grama e lá íamos nós. Com o tempo ele ganhou rodinhas e até um encosto para se escorar, mas o frio na barriga deve ser o mesmo, com um pouco mais de velocidade e adrenalina. Não posso deixar passar que eles fazem uma barulheira danada por aqui, pois a pista não é a grama como no meu tempo, e sim o asfalto, no verão entram noite adentro, e muitas vezes me pego a observar. Brincar, correr, sorrir, e nos fazer sorrir, mais do que reclamar do barulho que eles fazem. Hoje em dia, com o mundo virtual ingressando cada vez mais cedo nas suas vidas, são poucas as que ainda usufruem dessas brincadeiras, e isso é fundamental para o crescimento saudável delas, visto que, seus seguidores não estão na tela do celular a milhares de quilômetros e sim no seu convívio, no seu dia a dia, na sua roda de amigos e claro na escola. Ambiente essencial para o crescimento e desenvolvimento das crianças, mas que infelizmente, não é mais a mesma. Nos meus primeiros anos escolares, íamos a pé, uma turma que ia se encontrando no caminho e chegava todo mundo junto, não tinha cantina para nos entupir de gorduras e doces, não tinha celular para discutir se podia levar para sala de aula ou não, e o mais importante, não tinha facas nas mochilas ou qualquer outro tipo de arma que pudesse machucar alguém, os professores eram respeitados e não humilhados, agredidos e até mortos, como acontece hoje em dia. No recreio jogávamos até bolita, coisa que talvez poucas crianças hoje sabem o que é, era diversão garantida, e qualquer briga que pudesse acontecer, no meio da partida, não durava mais que alguns minutos, era tudo tão diferente mas tão sincero, sem maldade, sem palavrões e com limites. Aliás, ser criança também é ter limites, e o melhor presente que uma criança pode receber é a educação, que parece andar em falta nesta geração e fará ainda mais falta quando se tornarem adultos.

Neste dia da criança, reflita, sobre o que deseja para o futuro delas, dê presentes, saia para passear, tomar um sorvete, participe das brincadeiras, mas, de a ela o mais necessário e importante para sua vida, seu tempo, sua atenção, ensine os princípios fundamentais para o seu crescimento, como educação, respeito e disciplina. Toda criança deve ser amada, e mostrá-las que os valores que nos ensinaram antigamente não saem de moda, são mais importantes que pacotes, é um sinal de amor, que pode mudar o rumo das suas vidas.

“Fico preocupado com as crianças de amanhã, com seus jogos eletrônicos, os pais com celulares , psicoterapeutas ajudando em cada derrota,...

(Paulo Coelho- Ser Como o Rio que Flui, 2006)

Potiara Cremonese
Enviado por Potiara Cremonese em 11/10/2024
Código do texto: T8171098
Classificação de conteúdo: seguro