VIOLÊNCIA É COMPORTAMENTO, RAIVA É SENTIMENTO - Por Sílvia Helena
Os dias são de muito sol e calor. A mulher levanta, toma um banho frio, vai até a cozinha prepara um suco e umas bolachas feitas de aveia. Sua primeira atividade após o lanche da manhã é cuidar de um pequeno jardim que ela tem em sua casa. A atividade lhe enche de alegria e admiração por ver como as plantas são mensageiras de Deus. As plantas, os animaizinhos e insetos que vêm visitar as flores, a terra úmida e a brisa da manhã.
Plantou estrelinhas no pé da árvore da rua para dar moradia aos pássaros e insetos que colhem seu alimento nos galhos que nela florescem.
Porém, certa manhã notou que as ramas estavam nuas de suas flores. Certificou- se e não eram formigas. Isso se repetiu por vários sóis de outros dias. Atiçada por uma dor incomum em seu peito e ávida por descobrir o feitor tenebroso de tal ato propôs-se a descobrir o autor da infame ação.
Por vários dias fez vigília a todos os passos que por ali deixaram seus rastros. A dor foi tomando espaço absurdo e cruel em seu peito. Seus dias se tornando espera infrutífera em seu coração. Seus olhos fumegantes em ira e desejo de vingança.
Um discurso enfurecido se formava em seu interior até que, ouvindo passos seguidos de um diálogo manso apresentou-lhe uma mãe a guiar seu pequeno pela mão e dizer- lhe: "deixa a florzinha ai ".
Seus lábios preparados para desferir palavras cruéis, seus olhos nublados de ira, se desfaleceram diante dos olhos serenos e delicados da criança que até a poucos meses abraçaram seu pescoço com amor e alegria ao receber de suas mãos um pequeno livro infantil.
A mãe pareceu ler em seu olhar decepcionado a confusão de seus sentimentos interiores e acrescentou: "Ele amou o livrinho que você lhe presenteou".
Dentro do portão, duas cadelinhas assistiam ao diálogo.
O garotinho inqueriu a mãe: " Essa é a Biju?"
A mulher aliviada de sua estupidez, disse: "Não. Não é a Biju".
O garoto ainda insistiu:"Cadê a Biju?"
Então calmamente respondeu:" A Biju foi passear em um belo jardim de flores".
Silvia Helena Reis 09/10/2024