VIOLÊNCIA É COMPORTAMENTO, RAIVA É SENTIMENTO - Por Sílvia Helena

Os dias são de muito sol e calor. A mulher levanta, toma um banho frio, vai até a cozinha prepara um suco e umas bolachas feitas de aveia. Sua primeira atividade após o lanche da manhã é cuidar de um pequeno jardim que ela tem em sua casa. A atividade lhe enche de alegria e admiração por ver como as plantas são mensageiras de Deus. As plantas, os animaizinhos e insetos que vêm visitar as flores, a terra úmida e a brisa da manhã.

Plantou estrelinhas no pé da árvore da rua para dar moradia aos pássaros e insetos que colhem seu alimento nos galhos que nela florescem.

Porém, certa manhã notou que as ramas estavam nuas de suas flores. Certificou- se e não eram formigas. Isso se repetiu por vários sóis de outros dias. Atiçada por uma dor incomum em seu peito e ávida por descobrir o feitor tenebroso de tal ato propôs-se a descobrir o autor da infame ação.

Por vários dias fez vigília a todos os passos que por ali deixaram seus rastros. A dor foi tomando espaço absurdo e cruel em seu peito. Seus dias se tornando espera infrutífera em seu coração. Seus olhos fumegantes em ira e desejo de vingança.

Um discurso enfurecido se formava em seu interior até que, ouvindo passos seguidos de um diálogo manso apresentou-lhe uma mãe a guiar seu pequeno pela mão e dizer- lhe: "deixa a florzinha ai ".

Seus lábios preparados para desferir palavras cruéis, seus olhos nublados de ira, se desfaleceram diante dos olhos serenos e delicados da criança que até a poucos meses abraçaram seu pescoço com amor e alegria ao receber de suas mãos um pequeno livro infantil.

A mãe pareceu ler em seu olhar decepcionado a confusão de seus sentimentos interiores e acrescentou: "Ele amou o livrinho que você lhe presenteou".

Dentro do portão, duas cadelinhas assistiam ao diálogo.

O garotinho inqueriu a mãe: " Essa é a Biju?"

A mulher aliviada de sua estupidez, disse: "Não. Não é a Biju".

O garoto ainda insistiu:"Cadê a Biju?"

Então calmamente respondeu:" A Biju foi passear em um belo jardim de flores".

Silvia Helena Reis 09/10/2024

ESCRITORES E CIA
Enviado por ESCRITORES E CIA em 10/10/2024
Reeditado em 10/10/2024
Código do texto: T8170441
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.