A IRA E O PACIFICADOR - Por Carlos Lopes

Era uma casa comum, habitada por um pai, uma mãe e três filhos que preenchiam os espaços com risos e conversas. No entanto, uma ira sutil se escondia ali, manifestando-se em pequenos gestos: nas respostas ríspidas do pai ao ser questionado sobre o dia, nos olhares impacientes da mãe durante o jantar, nas portas que batiam após discussões, e nos silêncios pesados que seguiam desentendimentos. Essa raiva se revelava nas críticas veladas aos filhos, nos gestos bruscos ao servir o jantar, nos suspiros de irritação ao serem interrompidos, e na indiferença do pai concentrado no celular durante conversas familiares. A ira moldava o ambiente, transformando cada dia em um campo minado de frustrações não ditas.

Carlos chegava do trabalho exausto, carregando o peso do trânsito e dos problemas do escritório. Eliza, entre o emprego e as tarefas domésticas, sentia que nunca havia tempo suficiente. Enquanto isso, os filhos — Gian, Nikollas e o pequeno Heitor — cresciam em meio a essa tensão silenciosa.

Era sempre em momentos banais que a ira aparecia. No café da manhã, Carlos reclamava porque o pão estava frio, e Eliza respondia com um olhar cansado. Nikollas deixava a toalha molhada no chão, e Gian, impaciente, disparava um comentário ríspido, que gerava um bate-boca. O pequeno Heitor observava tudo, seus olhos curiosos e inocentes registrando cada detalhe.

Um dia, durante o jantar, a tensão explodiu quando Nikollas respondeu mal ao pai. Carlos, exausto, bateu na mesa fazendo os talheres tremerem. Eliza, tentando apaziguar, acabou discutindo com ele. Gian saiu bufando, enquanto Heitor, em silêncio, observava com olhos arregalados, percebendo algo que os adultos não notavam.

No dia seguinte, Heitor tomou uma decisão. Ele, que até então era apenas o espectador silencioso das brigas, decidiu agir da forma como seu coração puro lhe dizia. No café da manhã, foi o primeiro a sentar à mesa, com um sorriso tão largo quanto o sol da manhã. Ao ver o pai entrar, ele correu até Carlos e o abraçou forte, surpreendendo-o. O pai, ainda meio tenso, relaxou um pouco com o gesto inesperado.

– Bom dia, papai! – disse Heitor, com a voz cheia de alegria.

A cena se repetiu com a mãe, e com os irmãos. Heitor, com sua simplicidade infantil, parecia determinado a trazer uma nova atmosfera para a casa. Quando Nikollas deixou a toalha no chão novamente, ele a pegou e a pendurou no lugar certo, sem dizer uma palavra. Quando Gian respondeu de maneira brusca, Heitor simplesmente riu e o chamou para brincar. A cada dia, o pequeno Heitor foi desarmando, com pequenos gestos, as armadilhas que a ira plantava entre sua família.

Carlos e Eliza começaram a notar as mudanças. Cada abraço e sorriso de Heitor trazia leveza à casa. O pai, antes impaciente, passou a respirar fundo antes de falar. Eliza, exausta, retribuía os gestos de carinho com paciência. Nikollas, antes confrontador, passou a ouvir mais. E Gian, sempre irritado, descobriu a alegria de brincar com o irmão sem perder o bom humor.

O que Heitor havia feito era simples, mas transformador: ele mostrou à sua família o poder do afeto, do silêncio compreensivo e da alegria sem motivo. Sua ingenuidade e pureza infantil revelaram algo que os adultos, com suas preocupações e frustrações, haviam esquecido. Heitor, em sua inocência, havia encontrado uma forma de transformar a ira em paz.

Em um certo domingo, a família estava reunida para o almoço. O sol brilhava, e a mesa estava farta. Todos pareciam relaxados, e as risadas começaram a preencher o espaço que antes fora tomado por palavras duras e olhares pesados. Foi então que Eliza olhou para Heitor e, num lampejo de entendimento, percebeu que ele havia sido o catalisador dessa mudança.

– Você é o nosso pacificador, Heitor – disse ela, com a voz embargada de emoção.

Heitor, sem entender muito bem o que a mãe queria dizer, apenas sorriu. Para ele, o que havia feito era simples: ele só queria que todos se amassem como ele os amava. E era isso que ele, com seus pequenos gestos, tinha mostrado à família. Que o amor, a paciência e a compreensão têm o poder de transformar até os dias mais sombrios. Às vezes, a ira, alimentada pelos desafios da vida, só precisa ser acolhida e acalmada com gestos de ternura. E foi isso que Heitor, com sua simplicidade, conseguiu fazer — que, no final, o caminho para a paz começa com pequenos atos de bondade.

ESCRITORES E CIA
Enviado por ESCRITORES E CIA em 10/10/2024
Código do texto: T8170438
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.