Quando uma floresta queima
O Brasil se despede do inverno marcado pelo fogo. A seca histórica associada mais uma vez a irresponsabilidade, a maldade e a ganância humana transformaram o Brasil em um país em chamas. Os estados onde está localizada a Amazônia são os mais atingidos, mas não os únicos. Somam-se mais de onze, além do Distrito Federal. Já somos o país da América do Sul com mais focos de incêndio atualmente, mais de 5 milhões de hectares destruídos somente no Bioma Amazônico. O fogo atingiu também o cerrado, a Chapada dos Veadeiros e a grande São Paulo. Algumas cidades do centro-oeste registraram umidade relativa do ar menor que o deserto do Saara. O clima seco e a falta de umidade associada à ignorância humana resulta em mais uma tragédia vivida em nosso país. Estima-se que 90% dos incêndios espalhados pelo território brasileiro nos últimos meses são criminosos , provenientes da ação do homem.
Reservas ambientais, abrigo de animais, parques, construções, matas próximas a residências e escolas, plantações e afins, consumidos pelo fogo.
O país que em 2025 sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas vive uma pandemia de incêndios promovidos em sua grande maioria por predadores do nosso patrimônio natural.
Produtores rurais e grileiros avançam em terras indígenas e queimam mais de 2000 hectares de floresta, fazendeiros reincidentes são investigados por atearem fogo no pantanal destruindo mais de 700 mil hectares. Concorrência entre fazendeiros pode ter relação a incêndio que atingem canaviais e chegaram a plantações de café.
O avanço dos focos de incêndio é assustador. Há perguntas sem respostas, a criminosos que não são punidos e há as consequências destas ações que são sentidas a milhares de quilômetros de distância. Com 60% do território encoberto pela fumaça, o fogo queima todo mundo. A fumaça espalhou-se de norte a sul como se uma gigantesca nuvem pairasse sobre nós, é possível sentir seu cheiro e muitas pessoas estão tendo problemas respiratórios por conta dela. O céu por dias perdeu seu azul, o sol não emana seus raios e sua cor parece lembrar o próprio fogo.
Não temos conhecimento exato da origem de toda essa destruição ambiental, estamos cientes de que a chuva prevista para essas regiões está longe de chegar, e em pouca quantidade. Só teremos dimensão dos estragos quando o fogo apagar e a fumaça baixar. Hoje o que temos certeza é que o ser humano cada dia que passa ganha mais preço e menos valor.
Estimativas de prejuízos econômicos são discutidos. Pode levar mais de dois anos para recuperar os cafezais. Animais mortos não voltam a vida, a recuperação das florestas, qual a estimativa?
As queimadas atingem a biodiversidade e a fertilidade do solo. Uma floresta pode levar no mínimo dez anos para sua regeneração de forma natural, e sua biodiversidade pode chegar a 120 anos para uma recuperação completa.
Pensar a longo prazo talvez não seja importante para aqueles cujo patrimônio nunca é o suficiente. Mas podemos ter certeza, que a madeira do seu caixão pode ser de lei, mas não haverá espaço para levar os frutos da sua ganância. A consciência só vai pesar, quando entenderem que daqui só levarão o que puderem carregar.