ULTIMA CHAMADA PARA O FUTURO

(continuação do texto ATUALIZE-SE POIS TUDO VAI MUDAR)

Basicamente, para o usuário comum, qualquer um irá precisar de algumas ferramentas para operar um PC e de todos os requisitos básicos o Google possui uma solução para cada problema, de modo simples, fácil, funcional e gratuito, por isso que esta gigante investe mais e mais verdinhas americanas em pesquisas e profissionais, para manter-se líder pelos próximos anos e estar sempre na disputa das novidades e é por isso que em tão pouco tempo, 15 anos, eles se tornaram a segunda maior empresa do gênero, atrás apenas da Microsoft. É bom lembrar que os garotos do Google têm menos da metade da idade de Bill Gates.

Não é nada ignorante não citar nesta crônica a marca da maçã, a Apple; que até chegou arrotando forte e consegue se manter até hoje no mesmo patamar de sempre mas que não pode jamais serem comparados a nenhum dos impérios tecnológicos como são o Google e a Microsoft. A Apple faz bons computadores e bons sistemas, mas são muito caros e nada populares. A diferença básica entre um PC com sistema Microsoft e outro da Apple é o primeiro, uma criança de 2 anos consegue dominar e ficar fascinada. O pai desta criança de 2 anos também pode e sabe onde compra-lo; já o segundo, qualquer um precisa fazer um curso intensivo e ainda temos que garimpar na internet uma loja que o venda.

Se alguém pensa que estes jovens que revolucionaram o mundo e se tornaram milionários estão parados apenas administrando seus recursos e comprando empresas, estão enganados. Google, Linux, Yahoo, Microsoft e tantas outras grandes e famosas, preparam centenas de ataques maciços a outras áreas como a de telefonia fixa e celular e a TV digital, que envolve diretamente os satélites na órbita da terra.

Nos Estados Unidos e em muitos países, lançar foguetes com satélites é um negócio para apenas o Governo, portanto, ouve-se falar, por passarinhos verdes, que o Google já estuda a possibilidade de lançar seus próprios satélites na órbita da terra, usando como base, países africanos que venderiam suas posições por uma fortuna e permitiria que a empresa fizesse uso de seu solo para monitoramento e pesquisas. Eu aprendi que onde há fumaça, há fogo!

No campo da telefonia já há uma revolução também absoluta com a criação do sistema VOIP (voz sobre IP) e hoje a mandatária do negócio é a Skype. Eu sou usuário do sistema Skype e afirmo ser seguro, barato e simples. Eu posso, por exemplo, ter vários números (comprados) de várias cidades do mundo e receber as ligações todas em meu telefone fixo ou celular. Qualquer pessoa que me ligar de alguma cidade que eu tenha número, pagará tarifa local. Aqui no Brasil, uma chamada para a maioria das cidades do mundo (inclusive as nacionais), para um número fixo, custa em média R$ 0,09 (nove centavos) por minuto, qualquer hora do dia ou da noite; e para um número celular de qualquer lugar do planeta, algo em torno de R$ 0,50 por minuto. Os créditos podem ser comprados por cartões de crédito apenas ao valor mínimo de R$ 25,00 por compra.

Hoje já é possível fazer e receber chamadas através do Skype sem ter que estar necessariamente com o computador ligado, por meio de um telefone especial com tecnologia SIP; também uma tecnologia pioneira do Skype, que o Google já está de olho. Também é um boato que eles sondaram a possibilidade de comprar o Skype, mas com certeza, se isso não ocorrer, a gigante tratará de fazer seu próprio sistema e tratar de popularizá-lo da mesma forma que o concorrente.

Na década de 90 até meados dos anos 2000, outro produto bastante valorizado eram as músicas. Existiu um programa chamado Napster que permitia o compartilhamento de músicas entre computadores, mas um golpe duro da justiça americana fez o “Golias” cair morto diante da indústria fonográfica que ainda possuía fôlego. Depois disso, no Brasil, a Usina do Som, permitia que fizéssemos estações de rádio com músicas escolhidas no seu acervo de mais de 1 milhão de títulos e da mesma forma que o Napster, a Usina do Som faliu depois de inúmeras ações sob a acusação de pirataria e uso indevido de propriedade intelectual. Todos pensaram que isso fosse dar vida a uma corrida desenfreada por um mecanismo legal e barato que explorasse o mercado fonográfico, inclusive com a intervenção das gigantes, mas os ventos sopraram em outra direção. Novos programas de origem duvidosa, mas eficazes, driblaram a fiscalização legal, se mantiveram permitindo o compartilhamento de músicas entre PCs mas não descobriram o caminho das flores. O negócio banalizou o mercado e não deu dinheiro. Nenhum dos compartilhadores musicais ficou ricos, embora famosos; e Microsoft, Yahoo e Google não entraram neste Titanic.

O Google foi fundada em 1998 e faturou só em 2007, mais de 1 bilhão de reais e fechou o ano com 10 mil funcionários; a Microsoft foi fundada em 1975 e ainda não divulgou seu faturamento do ano passado. Possui mais de 50 mil funcionários e é hoje a 3ª maior empresa do mundo segundo o Jornal Financial Times; o Yahoo foi fundado em 1995, possui cerca de 9 mil funcionários e faturou quase 590 milhões de reais no ano passado. Apenas para ilustrar, o PIB brasileiro é de 2 bilhões de reais.

Num mundo com cifras iguais as citadas, fazem-me lembrar de frases engraçadas, que podem traduzir o nível de espionagem e tensão que rola no meio, como: “em rio que tem piranha, jacaré nada de costas” ou “jacaré que vacila, vira bolsa de madame”. Eu só queria saber onde é guardado tanto dinheiro...

Num universo onde são esperados 1.000 dólares de lucro para cada dólar investido, ou se tem criatividade, que é caso do Google, para não ter que se indispor com seus clientes; fazendo tudo muito bem feito e grátis ou terão que ter as dores de cabeça (se bem que eu queria ter os problemas de Bill Gates) que tem a Microsoft, que afirma abertamente que para cada programa licenciado haja mais 1000 piratas. Esta é a diferença entre quem vive exclusivamente de serviços e quem vive exclusivamente da indústria, da manufatura.

Eu duvido muito que haja mudanças tão radicais quanto às ocorridas nos últimos dez anos no campo de computadores, mas é fato também, que milhares de novos cérebros privilegiados nascem e se criam cada vez mais cedo, de olho neste mercado infinito, querendo provar ao mundo que tudo isso é lixo e que suas novas descobertas e aperfeiçoamentos é que serão o futuro e isso fomenta um mercado que já é maior do que os bancos tradicionais, empresas de petróleo e de telecomunicações e tudo isso, utilizando como matéria prima às próprias mentes excepcionais.

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

www.irregular.com.br