Entre Sem Bater - O Microcosmo Eleitoral
Voltaire disse:
"... devemos cultivar nosso jardim ..."(1)
Voltaire era um defensor da liberdade de expressão, dentre outras liberdades que, atualmente, têm um cerceamento cruel. É provável que ele não confundiria liberdade de pensamento com distribuição de fake news e o compartilhamento de mentiras. E, com toda a certeza, seria vítima de preconceito gratuito, se vivesse hoje. E, como se não bastasse, a cada pensamento do iluminista francês(*), como sobre os livros, o preconceito e a ignorância se confirmam.
As frases de Voltaire estarão na pauta desta trilha (Entre Sem Bater) com alguma constância, são bastante atuais.
O MICROCOSMO
Em primeiro lugar, é preciso reafirmar que o propósito dos textos de "Entre Sem Bater" sempre é pedagógico. Como escrevi anteriormente, respeito e acredito na inteligência das pessoas(2). Por outro lado, repilo, veementemente, todos aqueles que com sua preguiça mental(3), reproduzem opiniões rasteiras ou de segunda mão(4).
A leitura dos textos, nos links que se apresentam, é suficiente, por si só, para pavimentar o arcabouço da minha linha de raciocínio. Desta forma, numa sequência de outros textos anteriores, passamos a demonstrar o absurdo do microcosmo eleitoral que vivemos. Com toda a certeza, não insiro palavras difíceis ou pouco usuais para passar a ideia de superioridade ou de " dono da verdade". Sou apenas o mensageiro que tenta elevar o patamar dos debates e provocar uma reflexão mínima das pessoas. Em suma, a tentativa é barrar o tsunami de bolhas ideológicas que bloqueiam qualquer debate minimamente razoável. Eventualmente, textos com mais de 280 caracteres e sem dancinhas e músicas contagiantes são necessários.
MICROCOSMO FILOSÓFICO
A ideia de Voltaire, com a frase-chave da obra "Cândido" era desconstruir o otimismo estúpido das pessoas que só conseguem ver o próprio jardim. "Seu jardim..." é uma metáfora do personagem e a crítica ao otimismo do progresso técnico, da fé cega e do amor utópico. Estes dogmas e crenças provocavam a loucura da época e parece que ganharam mais espaço com as redes sociais de hoje em dia.
OTIMISMO INGÊNUO
Os céticos, cínicos e filósofos realistas fazem uma crítica aos otimistas ingênuos, ou são adeptos da teoria única(5), na maioria dos casos, em vão. Teoria única, resumidamente para quem tem preguiça de ler, é aquele cidadão que torce para sua opinião, não se importando com fatos. Como se não bastasse, este cidadão repete as coisas como se todo mundo que não concorda não entendesse o que ele diz. Em síntese, o macrocosmo deste sujeito está como um jardim só com ervas daninhas e ele regando todo dia.
Podemos afirmar que, inquestionavelmente, nem todos os que advogam a teoria única são discípulos do hedonismo e cultivo do microcosmo insano. Entretanto, observamos que estas pessoas preferem pegar "janelas" da realidade e esquecer que fazem parte de um sistema.
Por exemplo, as eleições municipais de ontem apresentaram resultados pelo país afora que mostram um quadro ou tendência. Desse modo, devemos ter cuidados especiais, analisando séries históricas e contextos específicos. Assim sendo, o mesmo deve acontecer com as eleições municipais e suas peculiaridades que não podem se confundir nem com municípios vizinhos.
Por isso, o microcosmo de um eleitor, quando seu candidato perde, ou até mesmo ganha, é importante, mas não vai além de seu jardim.
Voltaire fez a crítica, séculos atrás, e tudo se repete, como farsa e com muitas pessoas mais. Este comportamento, sem dúvida, é uma praga moderna que começou com o poder da mídia de massa e avança com as redes sociais.
Enfim, tá um verdadeiro pé-no-saco este falso otimismo ingênuo e porque não dizer o ataque que fazem aos realistas. Não sou, com toda a certeza, um positivista(6) ingênuo
MICROCOSMO INGÊNUO
Um anônimo disse:
"Um lugar na Europa - durante o período entre guerras - destaca-se como um microcosmo das lutas políticas e culturais. Este microcosmo ocorre noutros lugares, mas na Alemanha de Weimar gerou a "República de Weimar."
Letty Cottin Pogrebin disse:
"A política da família é a política de uma nação. Assim como a família autoritária é o estado autoritário em microcosmo, a família democrática é o melhor campo de treinamento para a vida em uma democracia."
André Weil disse:
"Minha paixão por jardinagem pode parecer egoísta para alguns, ou meramente um ato de resignação diante de problemas avassaladores que afligem o mundo. Não é nem uma coisa nem outra. Descobri que cada jardim é exatamente o que Voltaire propôs em Cândido: um microcosmo de uma sociedade justa e bela."
Podemos dizer que os pensamentos acima traduzem os tempos modernos onde os "jardins" não eram digitais e virtuais. Contudo, estes pensamentos podem sofrer uma transposição para o hedonismo e microcosmo de cada um. Desta forma, a crítica realista, desde Voltaire, não tem absolutamente nada a ver com otimismo ou pessimismo.
CRÌTICA REALISTA
A tendência de ver o mundo com lentes cor-de-rosa, certamente ignorando a realidade, é um tema recorrente na filosofia. Três pensadores contemporâneos de Voltaire, apresentam suas críticas sarcásticas ou cínicas a esse tipo de otimismo pueril. Com as redes sociais tornou-se impossível, de fato, a refutação, contraditório ou qualquer argumentação.
1. A Vontade de Enganar a Si Mesmo
"O otimismo é a loucura de uma doença.". A expansão deste pensamento de Nietzsche, explora a ideia de que o otimismo pode ser uma forma de autoengano. Em outras palavras, uma tentativa juvenil de negar a dor e o sofrimento inerentes à vida. Desse modo, temos que o otimismo excessivo ou não é um sinal de uma profunda desconexão com a realidade além do microcosmo do ser.
2. A Vontade Cega
"O mundo é uma representação." era o que Immanuel Kant dizia. Por outro lado, uma adaptação ao que disse Arthur Schopenhauer complementa: "E uma representação bastante ruim, por sinal.". Schopenhauer, conhecido por seu pessimismo filosófico, adiciona um toque de sarcasmo à famosa frase de Kant. Essa adaptação sugere que a visão otimista do mundo é uma ilusão, uma interpretação errônea de uma realidade intrinsecamente dolorosa.
3. Pascal: A Miséria do Homem
"Todo o homem busca a felicidade: disso não há dúvida; até os que se enforcam.". Embora Pascal não seja necessariamente um cínico, essa frase ironiza, tragicamente, a busca humana pela felicidade. Outrossim, sugere, insanamente, que até mesmo atos desesperadores, ainda que com distorções, miram o bem-estar no microcosmo.
CITAÇÕES E POLÍTICA
Enfim, todas as três citações desafiam a ideia de que o mundo é intrinsecamente bom ou que a felicidade é facilmente alcançável. As ideias sugerem, sem dúvida, que a realidade é mais complexa e ambígua do que as visões simplistas admitem. São proposições filosóficas que usam a ironia, o sarcasmo e a sátira para subverter as expectativas e provocar o pensamento crítico.
Desse modo, quando utilizamos essas citações, é como um convite para as pessoas refletirem sobre as limitações do otimismo. Adicionalmente, para pensar na importância de considerar diferentes perspectivas, convergentes e divergentes. As citações, em suma, adicionam conteúdo e profundidade às ideias. São, certamente, necessárias em qualquer debate que o tema seja filosofia, psicologia, sociologia ou até mesmo política.
É provável que, na maioria dos casos, o objetivo não seja desmerecer o otimismo em si, mas questionar as formas ingênuas e irrealistas dos otimistas. Voltaire deixou, certamente, mais do que indícios na sua obra de que o universo é cego, indiferente e a crueldade e caos seriam evitáveis.
Não existe cura para o otimismo do microcosmo individualista que as redes sociais provocaram, nem na saúde mental e muito menos na política.
"Amanhã tem mais ..."
P. S.
(*) Admiro, sobremaneira, os iluministas. Inquestionavelmente, aqueles tempos produziram pensadores memoráveis, quase comparáveis aos filósofos pré-socráticos.
(1) "Entre sem Bater - Voltaire - O Microcosmo Eleitoral" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/10/07/entre-sem-bater-voltaire-o-microcosmo-eleitoral/
(2) "Entre Sem Bater - Fernanda Young - A Inteligência das Pessoas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/03/13/entre-sem-bater-fernanda-young-inteligencia-das-pessoas/
(3) "Entre Sem Bater - Liz Hurley - Preguiça Mental" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/03/10/entre-sem-bater-liz-hurley-preguica-mental/
(4) "Entre Sem Bater - Mark Twain - Segunda Mão" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/26/entre-sem-bater-mark-twain-segunda-mao/
(5) "Entre Sem Bater - Karl Popper - A Teoria Única" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/09/03/entre-sem-bater-karl-popper-a-teoria-unica/
(6) "Entre Sem Bater - Albert Einstein - Não sou positivista !" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/09/02/entre-sem-bater-albert-einstein-nao-sou-positivista/