Vade retro!

Eu descobri algo que julgo ser interessante. Uma provável forma inteligente de lidar com pessoas tóxicas e afins. Isso evita de criar mágoas. E sofrer com isso.

Até ontem eu carregava mágoas severas de um parente consanguíneo. Até ontem. Daí eu comecei a entender que fatores como inveja, ciúmes (atrelados à inveja em si mesma) e a sensação de que sua vida é uma bosta (por tua culpa e de mais ninguém) estão por trás da toxicidade de algumas personae non gratae. Esse tipo de pessoa procura maltratar, ofender e magoar as outras porque acha que a culpa de a vida delas ser a desgraça que é se deve aos outros. Eis onde reside o seu duplo erro (terceirizar a sua própria culpa e maltratar outras pessoas por isso). A vida é 10% o que ocorre com a gente e 90% como reagimos a isso. Então, se você é uma pessoa mal resolvida, maltratar os outros só irá te trazer mais culpa lá na frente. Além de perder amizades de pessoas com as quais você poderia contar sempre.

Depois dessa minha compreensão da origem da toxicidade de criaturas assim eu não vejo mais sentido em guardar mágoas. Mas isso não me impede de bloquear o acesso desse tipo de pessoa à minha vida. Você não pode jogar ouro nem diamante no cesto de lixo. Não se tiver um mínimo de inteligência. Quem não merece o mínimo de nossa atenção não merece o menor espaço em nossa vida. Vade retro!