CONCEITO

Conceito é a palavra, ou conjunto delas, que define algo ou alguém independentemente de maiores explicações.

Na atualidade, devido às inúmeras correntes ideológicas, os conceitos não podem mais ser definidos com facilidade, porque devem ser ajustados às conveniências de grupos antagônicos e histéricos.

Por exemplo, o conceito de mulher, que antes era – fêmea da espécie humana que em condições normais pode gestar e produzir alimento para o nascituro, hoje, esse conceito real, simples e direto virou anátema e quem assim se expressar é digno de repreensão enérgica, condenação, maldição e execração pública.

Antes que fosse implantado no Brasil o desastroso método Paulo Freire, o educador de bosta, com o objetivo explícito de desconstruir a capacidade de análise do povão, charadas e palavras cruzadas eram formas comuns de diversão, principalmente para aqueles que estavam sendo iniciados na maravilhosa experiência de ler e escrever.

Claro que os tempos eram outros e para diversão em família, usavam-se as adivinhações, charadas, jogos da velha, de cartas ou de tabuleiros como xadrez, gamão e damas.

Há um desses jogos, que eu gostava muito, mas não sei se tem nome.

Colocavam-se nas colunas os temas para os quais devíamos achar os nomes iniciados com a letra sorteada e por motivo óbvio, a letra C, sempre foi a preferida por todos. Pais (Canadá); Acidente Geográfico (Cordilheira); Rio (Capibaribe); Cidade (Constantinopla); Profissão (Coveiro); Comida (Curau); Meio de Transporte (Carruagem); Fruta (Cajá); Nome de Homem (Carlos); Nome de Mulher (Carmem); Deuses (Cupido); Artista (Charles Chaplin), etc. palavras repetidas pelos participantes, valia um ponto, se fosse único, valia dois pontos.

Se tivesse nome duplo ou triplo e com a mesma letra inicial, dois pontos para cada uma das palavras. Charles Chaplin, por exemplo, valia 4 pontos...

Nas charadas, é preciso identificar as palavras chave com o número de sílabas indicado e que satisfaçam o conceito, geralmente, no fim do enigma.

Uma das charadas mais bem boladas, pelo menos no meu entender é: TERRA, TERRA, TERRA - 1,2 = terra com l sílaba (pó); terra com 2 sílabas (eira). O conceito de poeira é terra. Outra charada muito conhecida era: CAMINHA A PORTUGUESA ATRÁS DA ESPANHOLA - 2,2. Caminha com 2 sílabas (anda); portuguesa com 2 sílabas (lusa) = andaluza é o conceito de espanhola que nasce em Andaluzia. E para encerrar, UM OLHAR MORTO - 2,1 = um com 2 sílabas (cada), olhar com 1 sílaba (ver). O conceito de cadáver é morto.

Nas palavras cruzadas, tínhamos que encontrar sinônimo com o número de letras requerido e que fossem parte das outras palavras da estrutura.

Hoje não se vê mais charadas em periódicos e as revistas de palavras cruzadas, apelidadas de diretas, não usam mais o conceito e raramente os sinônimos das palavras chave mesmo porque, hoje temos a TV e os joguinhos eletrônicos que dispensam o esforço mental e vocabulário diversificado dos coitados que só precisam de 300 palavras para se comunicar.