Pior pesadelo de um Pão-duro: INFLAÇÃO

Você é um pão duro? Conhece algum? Pão duro é o tipo de pessoa que tem todas as contas na ponta do lápis (ou na planilha do excel) e sabe todos os gastos, até os mínimos detalhes. Imagine o gasto daquele geladinho num dia de calor intenso. O pão duro sabe exatamente quando foi que ele comprou, quanto gastou e até mesmo, lembra que no dia estava um calor desgraçado, por isso ele comprou.

Você se encaixa nessa descrição? Bem-vindo ao clube. Pois então.. ter ou melhor, ser uma pessoa assim é saber exatamente quais foram os gastos, aonde foram e o principal, porque foram feitos. E quando, do nada, há um aumento exorbitante nas suas contas mas sem ter um aumento necessário no seu consumo.. imaginem o choque? Se você não aumentou seu consumo mensal, não comprou ou nem gastou mais coisas e do nada, sua conta veio 20 ou 30% mais alta, algo de errado não está certo, oras bolas.

Ai você vai olhar nas planilhas de excel, e claro, vai necessariamente encontrar as fontes e os culpados. Alguma coisa aconteceu ali e você tem que saber o que foi. E se você não gastou nada a mais, não comprou aquele jogo, não gastou com a pessoa amada, não comprou aquele presente.. o que aconteceu que suas contas "do nada" vieram mais altas, sem um aumento necessário seu ou melhora no seu padrão de vida? Inflação. E a inflação é uma coisa terrível porque você passa a.. imaginem só.. CONSUMIR MENOS. Isso mesmo.

Em vez de sempre comprar aquela geladinha do sábado, ou mesmo aquela verdurinha que você compra toda semana, você passa a cortar na "carne" (isso quando não é a carne mesmo a Culpada) a fonte do aumento de suas despesas. Ou seja, você passa a consumir menos para aplacar a devoradora inflação que está consumido sua renda. Passa a ligar menos o computador, a sair menos de carro para poupar gasolina (e se você for um pão duro "true", vai querer poupar também os pneus do carro... sim pneus também merecem ser poupados), enfim diminui seu padrão de vida para que de algum jeito, sua renda caiba na atochada inflação do mês.

É tipo um saco de papai noel que tem fundo e fica lotado caso você não faça alguma coisa, Mutley. E se mesmo depois de começar a comprar e consumir menos, o saco continuar apertado demais do jeito ruim.. o que fazer? Vai cortando, cortando.. e tudo isso sem você ser realmente o "culpado" do problema. Inflação de fato é.. um ninja. Vai tirando seus lazeres, seus necessários, seus absolutamente necessários, tudo de forma silenciosa, fatal, esvaziando seu saco, mas ele continua, de algum forma, mesmo sendo mais leve, tendo o mesmo valor, ou ainda sendo até mais caro do que antes, quando ele era pesado e gordo.

Aliás.. inflação é uma coisa que a gente associa muito a ser gordo. Eu posso falar, fui gordo a vida inteira. Mas não gordo no sentido bom (daquele que as mulheres adoram) ou do jeito ruim, daquele que as mulheres não gostam. Gordo no sentido.. de magro mesmo, entende? Você vai passando a emagrecer, e ficar cada vez mais magro e mirradinho, não porque você quer saúde, ou porque quer ficar fitness. Vai ficando cada vez mais magro porque algo silencioso, como um rato, está consumindo sua dispensa enquanto você continua ganhando a mesma coisa que você ganhava. Como é que pode? Ter menos na dispensa se eu estou gastando a mesma coisa que gastava antes, ou até mais?

Vai ficar fininho em? A quem possa agradecer?