Gemütlichkeit - A essência da Felicidade.

- A essência da Felicidade.

 

Crônica: Ein Prosit der Gemütlichkeit!

 

- Nas festividades bávaras, há algo inegável que atravessa continentes e línguas: o espírito da Gemütlichkeit.

- Numa Oktoberfest ou na Fenachopp, seja no coração de Munique ou nas celebrações que se espalham pelo mundo, como em Blumenau ou em Joinville-SC, o brinde à vida é sempre acompanhado dessa sensação que é, ao mesmo tempo, intraduzível e universal.

 

- Gemütlichkeit é uma palavra que desperta algo profundo, não apenas no som melodioso de sua pronúncia, mas na essência de seu significado. - Ela traz consigo a ideia de aconchego, de bem-estar.

- É mais do que conforto físico; é um estado de alma que se reflete em momentos de comunhão, de amizade sincera, de corações leves e mentes serenas.

- Na verdade, é uma emoção partilhada, que transborda em canções e sorrisos, em abraços e brindes.

 

- "Ein Prosit der Gemütlichkeit" não é apenas uma frase cantada, mas um chamado à celebração genuína, onde cada gole de cerveja ou chope, cada nota musical e cada risada faz parte de um todo que transcende o material e atinge as faculdades afetivas.

- Os alemães a conhecem e, através de suas festas e tradições, compartilham-na com o mundo.

 

Em Blumenau, na Oktoberfest brasileira, em Joinville-SC, na Fenachopp, Gemütlichkeit ganha novos ares, novos sotaques e tons, mas mantém sua essência.

- É o momento em que a alma se sente em casa, onde quer que esteja.

- Um brinde, então, à Gemütlichkeit.

- E que possamos, todos nós, encontrar essa felicidade simples e pura, que não precisa ser traduzida, apenas sentida.

 

Trovas do Gemütlichkeit:

 

1.

 

Brindemos com alegria,

À Gemütlichkeit, no coração,

Onde a alma encontra harmonia,

E o riso faz sua canção.

 

2.

 

Nas festas, o brinde é lei,

Gemütlichkeit se faz presente,

Cada nota traz o que sei,

De um sentir tão envolvente.

 

3.

 

O aconchego está no ar,

No calor de uma boa festa,

Onde todos vão brindar,

Com alma leve e alma honesta.

 

4.

 

Em cada canto da vida,

Gemütlichkeit se espalhou,

Na alegria incontida,

Que a tradição nos deixou.

 

5.

 

Um brinde à felicidade,

Que a música faz soar,

Gemütlichkeit é verdade,

Que nos faz sempre cantar.

 

6.

 

Entre amigos, sem razão,

Gemütlichkeit floresce bem,

Cresce em nosso coração,

E nos faz sentir o além.

 

7.

 

A alma encontra o conforto,

Na canção que vai soar,

Gemütlichkeit dá o porto,

Onde a vida quer ficar.

 

8.

 

Em Joinville-SC ou Munique,

A festa nunca se apaga,

Gemütlichkeit sempre existe,

Onde o brinde a alma embala.

 

9.

 

Com alegria se canta,

Gemütlichkeit nos abraça,

A emoção nunca é tanta,

Quanto na festa que passa.

 

Resenha com Tópicos:

 

1. Origem do Conceito de Gemütlichkeit:

 

- Palavra alemã que representa aconchego emocional, conforto espiritual e bem-estar.

 

- Intraduzível diretamente, mas compreensível em diversos sentimentos e emoções humanas.

 

2. Uso da Palavra nas Festas Germânicas:

 

- A palavra é central nas celebrações culturais alemãs, especialmente na Oktoberfest.

 

- "Ein Prosit der Gemütlichkeit" é o brinde à alegria e ao bem-estar comum.

 

3. A Expansão Global do Conceito:

 

- A tradição da Oktoberfest se espalhou pelo mundo, e a palavra ganhou novos significados em diferentes culturas.

 

- Blumenau e Joinville-SC, no Brasil, são exemplos de como essa celebração se tornou parte de outras tradições.

 

4. Gemütlichkeit no Cotidiano:

 

- Não se limita a festividades; é também um estado de espírito, uma maneira de viver com tranquilidade e paz interior.

 

5. Elementos que Definem Gemütlichkeit:

 

- Acolhimento, comunhão, tranquilidade emocional, laços afetivos e celebração da vida.

 

6. A Intraduzibilidade da Palavra:

 

- Embora não haja uma tradução exata, a palavra é entendida pelos sentimentos que desperta.

 

7. O Papel da Música e dos Cânticos:

 

- Canções tradicionais ajudam a expressar essa emoção, com a melodia e as letras reforçando a sensação de conforto e alegria.

 

8. Influência da Oktoberfest e sua Conexão com Gemütlichkeit:

 

- A maior festa de cerveja do mundo celebra não só a bebida, mas também o espírito comunitário e o prazer de compartilhar momentos especiais.

 

9. Adaptações Locais e Sentido Universal:

 

- Cada região onde a Oktoberfest é celebrada adapta a ideia de Gemütlichkeit, mas a essência de alegria e bem-estar é mantida.

 

Conclusão:

 

- A palavra Gemütlichkeit encapsula uma emoção que transcende o simples conforto físico.

- Ela é um convite a vivenciar o aconchego da alma, a alegria do momento e a partilha sincera de sentimentos.

- Em cada brinde à Gemütlichkeit, seja nas celebrações alemãs ou nas suas versões pelo mundo, há um reconhecimento do valor das pequenas felicidades.

- É o reconhecimento de que, em meio à correria do cotidiano, existem momentos de pura comunhão e paz, momentos que, mesmo intraduzíveis, podem ser compreendidos por todos que já sentiram a alegria de um instante pleno.

(By: #Lbw-IA, Pirahystrasse, Oma, Beckhauserparadiesecke, Joinville-SC, em 2/out/2024, quarta-feira.)