CRIMINOSOS DO MEIO AMBIENTE

Os dilemas da humanidade infelizmente também alcançam a natureza em toda a sua dimensão. Especialmente quando os homens queimam as matas, derrubam árvores centenárias, afogam rios e lagos com a poluição de suas casas. Essa interferência arrasadora das infelizes ações humanas destrói a biodiversidade, alterando a vida em sua amplitude.

O avanço da civilização, a farra desregrada das queimadas, os incêndios criminosos, cada peça desse triste, lento mas implacável mosaico se torna uma punhalada, muitas vezes fatal, no coração da existência terrestre. Os gananciosos por fortuna e/ou poder provavelmente odeiam o futuro, desprezam a própria família, vislumbram apenas o seu egoísmo desenfreado.

Qual seria então a participação dos dilemas no caos geral? Provocam a autodestruição coletiva, levam as pessoas às ações mais perniciosas para si mesmas, seus semelhantes e a terra que o acolheu como uma mãe amorosa. Movidos pelo incessante martelar dos seus problemas e devaneios cotidianos, alguns utópicos, e na ânsia de solucionar os conflitos pessoais e sociais, descontam tudo na ambição desmedida. Quem segura a ganância humana?

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 30/09/2024
Reeditado em 30/09/2024
Código do texto: T8163169
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.