"UMA TOSSEZINHA MILAGROSA" Crônica de: Flávio Cavalcante

UMA TOSSEZINHA MILAGROSA

Crônica de:

Flávio Cavalcante

Caro amigo leitor. No dia dezessete de outubro de 2009, pensei que seria o meu último dia aqui na terra. Tive uma experiência e precisava alertar aos amigos recantistas; pois tenho vocês como uma verdadeira família. E espero que divulguem a experiência para parentes, amigos, até indicação da minha página no recanto para ler este tema, podemos através do recanto das letras fazer um trabalho social e até humanitário.

Eu já tive princípio de enfarte devido á alterações no índice de colesterol e triglicérides que é muito alto também. Faço um controle estupendo numa guerra sem fim em cima destes inimigos terríveis.

Maceió, cidade de minha origem, tem uma equipe médica na santa Casa de misericórdia que é considerada em termos de evolução cardiológica, a mais competente equipe do país no assunto. A ponto de vários estados deslocarem estagiários para a cidade para aperfeiçoarem suas técnicas de aprendizado.

Foi exatamente lá, onde eu tive uma informação que graças a lembrança repentina me fez ainda ficar por aqui, postando meus humildes textos e recebendo este carinho de todos que é muito caloroso.

Saí para o trabalho logo cedo e por volta das nove horas da manhã senti uma forte dor no peito e uma tontura. Mas uma fisgada tão forte que parei, respirei e me veio de imediato a orientação de um cardiologista que um dia estava dando uma entrevista lá em Maceió e disse que qualquer suspeita de enfarte, o paciente provoca de imediato uma tosse crônica que poderá ser um paliativo para a sua permanência aqui na terra. Voltei ao médico aqui no rio e ele me falou que provavelmente por causa dessa tosse que eu provoquei que o meu coração bombeou mais sangue nas coronárias e evitou o enfarte, que poderia ter sido fulminante. E olha que eu não sou cardíaco. Estou num regime violento.

Assim que eu soube dessa resposta resolvi trazer isto aqui para vocês, pois pode ser um alerta, que um dia venha servir para alguém; pois, somos seres humanos. Vasos que a qualquer momento pode se quebrar.

Um exame rotineiro é sempre bom fazer. Evitar comidas gordurosas; não é parar, mas evitar uma constância. Outra coisa muito interessante que o médico falou, foi, que quanto mais jovem mais improbabilidade de sobrevivência. O risco do enfarte fulminante é maior. Pessoas já acima dos cinqüenta, já possuem veias flácidas e o risco de enfarte não é que seja menor, mas, fulminante é bem mais difícil.

A medicina não proíbe ninguém de abusar na comida; apenas alerta no exagero; como dizem os grandes papas da medicina. “É MELHOR EVITAR ENQUANTO PODE, DO QUE TER QUE OBRIGATORIAMENTE PARAR ETERNAMENTE DE FAZER AS COISAS QUE SEMPRE GOSTAMOS”.

Vamos cuidar na nossa saúde para podermos ter uma velhice normal, comendo tudo que gostamos sem o menor problema. O primeiro sinal do enfarte é uma dor abdominal como se tivesse com vontade de ir ao banheiro.

E quando sentir algo de errado, um mal estar e até uma dorzinha no peito, não precisa ter vergonha de nada. Dê uma tossezinha, que será um primeiro socorro para evitar uma coisa pior. Isto poderá salvar a sua vida.

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 29/09/2024
Código do texto: T8162883
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.