De Kraftwerk a Martinho da Vila

O gosto dele para música é bastante eclético.

A começar pelo estilo: vai do blues até a eletrônica.

Caminha pelo country, chegando na autêntica gaúcha.

Aprecia as melodias infantis e não deixa de curtir promissoras sonoridades instrumentais.

Sapateia quando ouve um som latino e se emociona pensando nas letras tristes das composições românticas.

É do tempo da Jovem Guarda e das marchinhas carnavalescas, mas também aprecia a delicada MPB.

O rap lhe apetece, assim como também o reggae, tanto estrangeiro quanto nacional.

Ele se delicia ao ouvir moda regional, passeando pela cultura paranaense, do sul, até o bom baião, do nordeste.

Ouve com atenção cânticos sacros, independente de compositor(a) ou intérprete, seja padre, pastor ou apenas cantor(a) de música gospel, de qualquer religião, mesmo que não seja a dele.

O que admira são as ideias nelas incutidas, apropriadas para encontros, reuniões de grupos de rua e grupos de oração.

Muitas ainda servem como exemplo de vida.

Nada melhor para ouvir quando o sol se põe do que um rock estrangeiro e, quando o dia amanhece, é salutar escutar um rock nacional.

Como bom brasileiro, ficaria sem sentido se ele não admirasse samba e toda obra sertaneja, passando, por criações que ilustraram trilhas sonoras de filmes.

Então vamos à versatilidade que mais o exemplifica. No começo, ele e a esposa gostavam de ouvir Nazaré Pereira.

Cantora, compositora e atriz acreana. Além de suas composições, cantava músicas do Gonzagão que falavam de terra, ritmos, tradições. Nazaré mudou-se posteriormente para a França, seguindo a carreira por lá.

Depois passou para o samba e ficou fissurado pela malemolência das músicas de Martinho da Vila. Adquiriu todos os LPs do cantor, compositor e escritor. Tem também todos os treze livros do filho de lavradores do Cedro Grande, que lhe enviou o livro Romance Fluminense, autografado, em agradecimento por citar as filosofias do Martinho, colhidas das letras por ele compostas. Foi ver o Sargento do Exército três vezes. Nos shows, o cheiro predominante era de cigarro.

Por fim tornou-se fã do grupo musical alemão Kraftwerk. Suas músicas eletrônicas ele coleciona desde o primeiro disco em que eram somente dois componentes, Ralf Hunter e Florian Schneider, este já falecido. Viu a banda alemã uma única vez.

Foi no último final de semana em São Paulo. O odor sentido no espetáculo era o futum de marofa que invadia as narinas do público. O clímax da apresentação foi a música Boing boom tschak, que ele fez questão de repetir o título de forma intermitente, imitando seus ídolos.

Faria de tudo para ver mais vezes ambos, pois os acha estupendos, esplêndidos, fantásticos, deslumbrantes, extraordinários.

Aroldo Arão de Medeiros

02/05/2023

AROLDO A MEDEIROS
Enviado por AROLDO A MEDEIROS em 29/09/2024
Código do texto: T8162428
Classificação de conteúdo: seguro