NÃO LER

Francisco de Paula Melo Aguiar

Não ler o que?

Não ler os rótulos de comidas, bebidas, cigarros, perfumes, panfletos, bulas de remédios, propagandas: políticas, sociais, esportivas e religiosas, livros, monografias, dissertações, teses. boletins, faturas de taxas de água, de esgoto sanitário, iluminação pública, telefone, energia elétrica, leis, portarias, resoluções, pareceres. etc.

A turma diz que leu, porém, sabe que não leu, assim nada feito porque ninguém é perfeito e deve continuar tudo imperfeito, isto mesmo, assim como qualquer preguiçoso de plantão em sala de aula como aluno ou como professor.

As ruas das grandes e pequenas cidades estão cheias de lixo jogado pelos candidatos chamar atenção e daí, para impressionar a população residente com seus projetos sem eira e sem beira à procura de algum idiota que acredite neles antes de votar.

Assim sendo, vem corroborar com isto o fato de que "a arte de “não ler“ é muito importante. Consiste em não nos interessarmos por aquilo que possa chamar a atenção do grande público num determinado momento. Quando algum panfleto político ou eclesiástico, romance ou poema está a causar grande sensação, devemos lembrar-nos que quem escreve para tolos sempre encontra um grande público. Uma condição prévia para ler bons livros é não ler maus: porque a vida é breve", segundo Arthur Schopenhauer (Danzig, 22 de Fevereiro de 1788 — Frankfurt, 21 de Setembro de 1860), filósofo alemão, in.: ”Essays and Aphorisms”, Penguin Books, 2004. Aforismo 16 do capítulo “On books and writing”, aqui entendendo que o termo aforismo é o mesmo que o ditado popular "limpo" como corda de porco na lama.

Infelizmente, é verdade neste contexto que se faz presente a lição não lida que gera a corrupção do sabe tudo e a mentira é verdade e bem assim, a verdade é mentira, dando origem a uma diversidade de entendimento ao analfabeto funcional, arrogante e prepotente de peito estufado de mente oca.

Em qualquer situação ou oposição, onde o dinheiro resolve tudo, compra até o caráter e a moral de quem não se preocupa com isso.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 28/09/2024
Reeditado em 28/09/2024
Código do texto: T8161792
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.