“ELA” ESTÁ RESSURGINDO? 09h03min.
A inflação sempre foi um “tormento” para governados e governantes e, sempre esteve presente em todos os governos, uns até prometiam que tinham uma única bala de prata, e a usariam para extingui-la, - governo Collor, que acabou confiscando a poupança, mas, ledo engano isto acabou não acontecendo e ela ressuscitou e voltou novamente a “castigar” os brasileiros...
Finalmente, começou para valer mais um Plano Econômico, no governo de Itamar, que assumiu com a “renúncia” de Collor, e, em 01 de julho de 1994, o Plano Real, executado pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. Parte do povo recebeu até um pouco desconfiado, pois, meses antes houve uma tal de URV, em que os preços subiam diariamente, e no final de junho estes preços foram divididos por 2.750, cuja o salário mínimo em ficou em R$ 64,00, ou seja, 64 dólares, este plano com prós contras, está completando 30 anos. Colocando o país, com a inflação de países “civilizados” ...
Mas, há evidencias, que ela, a inflação está voltando, no sábado fui com a filha Nice, ao supermercado, fazer as compras do mês, alguns itens realmente tem subido de preços, alguns itens que causam espanto, como o caso do café um aumento de 40% pois de 15 reais para 22 reais, seriam as desculpas das “queimadas”? Não sei responder, quanto a “nós” aposentados do INSS, tivemos um “aumento” de tão somente 3.71% - bem menor dos que ganham salário mínimo que foi de 5.96%, até não sei a razão desta diferença, se a inflação de ambos é a mesma.
Também houve um grande aumento dos combustíveis, por exemplo, o governo anterior deixou o litro gasolina a menos de cinco reais, hoje perto de 6.30 centavos, o que significa um aumento de perto de 26%...
São evidências que a inflação ainda está “viva”, e, que via de regra sobem mais que os salários, mas os gestores públicos não vão ao supermercado, e não abastecem seus carros com o seu dinheiro, pois tudo fica por conta do governo...
... Ao mesmo tempo o que justifica um treinador de futebol, receber dois milhões mensais, - Titte do Flamengo – isto quer dizer que os times estão cada vez mais endividados. Apenas comparando: Um Juiz do Supremo, 44 mil mensais, o teto máximo do INSS é de um pouco mais de 7 mil reais. Salário mínimo 1.412, reais...
Quanto a “nós” fazer o quê? Tentar sobreviver com os nossos minguados salários... 09h40min.
Curitiba, 24 de setembro de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul
https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman
http://www.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br