A SALUTAR EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA

A tecnologia evoluiu e vai continuar evoluindo no decorrer das décadas. O que hoje nos parece à frente do tempo, com o passar dos anos se tornará obsoleto.

Meu primeiro celular foi um tijolão cedido pelo meu irmão, que não segurava carga e precisava estar o tempo todo conectado a uma tomada. Para acessar a internet, eu precisava de um computador. Isso foi em 2007 e 2008. Em 2008 comprei meu primeiro computador, um hoje monstro do tamanho das antigas TVS 14 polegadas. Nele eu acessava o falecido MSN e conversava com minha primeira namorada. Acredite quem quiser, mas perdi a virgindade depois dos trinta anos, nos braços de uma paraense que veio até São Pedro do Sul me conhecer. Alguma semelhança com o Sassá Mutema? Pode ser, só que o Sassá era mais velho do que eu quando perdeu o cabaço nos braços da professora Clotilde.

Era o tempo do Orkut, quando a gente publicava fotos no que hoje é o Instagram.

O tempo passou e a tecnologia foi evoluindo. Não sei em que ano o Facebook surgiu, em todos os casos, esse está ativo até agora, enquanto que Orkut e MSM já foram sepultados, com direito a missa de lembrança de tantos anos de seu passamento.

Depois surgiu o WhatsApp e o Instagram. O Whatsapp facilitou muito a comunicação, onde podíamos resolver na hora assuntos que antes demorariam horas ou até dias.

Quem poderia imaginar há 10 anos atrás que as transações financeiras, antes dependentes de enfrentar fila no banco ou na lotérica, poderiam ser resolvidas na tela de um celular, num troço chamado Pix? Bem verdade que o avanço da tecnologia facilitou o advento dos famigerados golpes virtuais, mas é preciso dizer que todo esse avanço facilitou e muito a nossa vida. Pagar e receber ficou muito mais fácil, basta um toque na tela de um celular.

E os celulares evoluíram muito, passando dos ultrapassados tijoloēs para os avançados tablets e smartphones. Computador tamanho 14 polegadas virou peça de museu e até os notebooks no futuro terão seus dias contados.

Em contrapartida, a tecnologia serve para facilitar nossas vidas mas contribuiu muito para afastar as pessoas. Quando antes víamos rodas de conversa em família, jogo de cartas até altas horas e bate papo no portão, hoje vemos cada um isolado em seu celular, clicando em coisas que muitas vezes nada acrescentam.

E antes que alguém me atire um perai, eu admito que muitas vezes, para não conversar, eu me refugio na tela de um celular. Sou de pouca prosa e com o isolamento tornei-me ainda mais fechado.

Antes, conversávamos com o vizinho na fila famigerada de um banco (já tive um interessante bate bapo com uma mulher na fila do INSS. Ela buscava um documento para requerer auxílio reclusão, eu, uma certidão para ingressar no serviço público em Blumenau). Hoje as filas de banco foram transformadas naquelas assépticas e nada sociáveis poltronas na ante espera de um atendimento. Fila de banco perdeu muito de sua graça.

Mas esse não pretende ser um texto nostálgico, de como as coisas eram boas no meu tempo:

É uma análise de como a tecnologia evoluiu e de como facilita a nossa vida cotidiana.

Um brinde à evolução, mas que tenhamos tempo para conversar, dividir uma cerveja e ouvir histórias interessantes daqueles que vieram antes de nós.

Com menos ou nenhuma pessoa caindo nos famigerados golpes virtuais, que evoluem com a mesma velocidade que a tecnologia evolui. Porque a capacidade do ser humano em lograr o próximo é tamanha quanto o número de estrelas no céu.