COMPORTAMENTO HUMANO
Francisco de Paula Melo Aguiar
Preliminarmente é importante lembrarmos de que fomos ensinados no lar e ba escola de que precisamos ter interação social com os outros. Um exemplo cabal disso era verificado e com punição por nossos pais quando tomavam conhecimento de que tínhamos, quando crianças e na adolescência se desalinhado ou desentendido com nossos irmãos no lar, com nossos colegas de escola e ou com nossos colegas de vizinhança, porque o está junto, por exemplo, do tipo ir de trem ou de ônibus ou de carro ou de avião ou de navio ou de alternativo de um lugar para outro, bem próximo fisicamente ou sentado ao lado da mesma cadeira ou poltrona, isto não significa que esteja havendo interação social.
Os especialista da Psicanálise, da Psicologia e de outras áreas afins recomendam que devemos evitar três tipos de pessoas em nossa vida.
Assim sendo, o comportamento humano é estudado pela Psicologia, isto mesmo, porque cada pessoa tem um comportamento único, assim o a digital dos dedos, ninguém é assim igual ou semelhante a ninguém ao ponto de ter o mesmo comportamento, não obstante que sejam gêmeos Vitalino ou não, a aparência física difere no comportamento individual humano e na sua digital, por mais parecidos ou semelhantes que sejam tais pessoas.
As atitudes sociais e individuais são únicas, assim como os comportamentos individuais tóxicos, pois, a atitude de um indivíduo reflete em si e nos outros, isto é o reflexo da infância à vida adulta de cada pessoa.
A infância é o alicerce da construção do indivíduo na adolescência, na vida adulta e na velhice ou melhor ou pior idade do indivíduo em si e na sociedade.
Os três tipos de indivíduo que devem ser evitados: pessoas extremistas, pessoas ocas e pessoas que menosprezam os outros gratuitamente ou graciosamente.
O indivíduo extremista promete ais outris Deus é o fundo, no entanto, nada cumpre e se à promessa for a Virgem da Penha, não pagará com um adedal de arrua da praia. Este tipo de gente é totalmente negativista e sua principal função é criar transtornos emocionais quem fir ba sua onde maré cheia e de maré seca, porque o comportamento deste tipo de gente é como cerveja que esborra fácil e assim o comportamento é inconstante. Tudo é nada é a mesma coisa, vive aparecer explodindo e se desgastando suas frágeis interações sociais e emocionais, porque suas conquistas nunca são suficientes.
As pessoas tidas como "ocas" tem um vazio interno nunca preenchido e assim promete tudo aos outros e nada cumpre em qualquer sentido da vida comportamental com o outro, pode até criar expectativa para ludibriar os demais do seu entorno e no momento seguinte desfaz tudo. Este tipo tira leite em pedra para justificar o injustificável, desde qye atenda a si, pode pisar os outros como sal derramado que perde o sabor. Atrapalha a si e o outro em termos de crescimento por querer transformar o dia em noite e a noite em dia, apesar de trabalhar dentro da realidade.
E por fim se tem pessoas que menosprezam, isto mesmo, porque aceitam em número, gênero e grau relacionamentos em que o outro acha ou trata como gente inferior em número gênero e grau, não importa se em versos ou em prosas, mesmo sabendo por antecipação que suas opiniões não são aceitas pelos demais. Este tipo de comportamento humano é um perigo, um navio afundando, porque nunca vai receber o reconhecimento privado ou público em suas relações, prosperando assim à sombra da árvore sem galhos e folhas, até no próprio crescimento profissional, porque precisa melhorar mais, porque falta isto, isso ou aquilo.
E até porque "nunca tenha certeza de nada, a sabedoria começa com a dúvida ", segundo nos ensina Freud, o pai da Psicanálise, porque ninguém conhece ninguém.
Então, corram enquanto é tempo, pelo menos destes três tipos de comportamentos humanos tóxicos em suas interações sociais e emocionais, o mundo está cheio desta gente.