Parte I NASCE O CODIFICADOR...15h50min.
Século XVIII, o destaque foi a Revolução Francesa, - 1789 – em que enalteciam as três palavras: LIBERDADE, FRATERNIDADE E IGUALDADE, estas palavras foram deturpadas e, milhares de pessoas morreram em razão destes acontecimentos, daí surgiu um jovem general que conseguiu apaziguar estes excessos; “o sucesso de Napoleão nas Campanhas da Guerras Revolucionárias de a ele forças para dar um golpe militar e assumir.” *
Finalmente a sofrida humanidade começa o século XIX, com dois destaques em 03 de outubro de 1804, nasce na França mais uma criança. *e 02 de dezembro do mesmo ano, Napoleão Bonaparte é coroado na Catedral de Notre-Dane Imperador dos franceses.
A criança cresceu com uma aprimorada educação, no célebre Instituto Pestalozzi, na Suiça, em que pela sua inteligência se torna um exemplar aluno, chegando ao ponto de muitas ocasiões, ajudar o Educador em suas tarefas.
Tempos depois retorna a Paris, e, pasmem, com apenas 19 anos lança seu primeiro livro, sobre matemática, de forma bem didática, muitos outros livros foram surgindo, e, até sendo usados nas escolas francesas.
Chega até mesmo fundar um colégio, em sociedade com um tio, mas havia um senão este tio era viciado em jogos de asar, e colocou em cheque as finanças do colégio, que durou 8 anos, quando resolveram romper a sociedade, o colégio foi vendido, a parte que coube a ele, aplicou os valores com um amigo empreendedor, e, todos os valores acabaram sendo perdidos, o revés foi aos poucos sendo superado, o lado bom desta história foi que naquele colégio, conheceu a professora* que mais tarde seria sua esposa.
Aos 50 anos sua vida dá uma “guinada”, novamente se encontra com seu amigo de longa data, senhor Furtier, que eufórico diz a ele, Rivail, agora as mesas girantes também respondem perguntas, em que Rivail diz de modo categórico Fortier, isto somente seria possível se elas tivessem cérebro; novamente o convida para participar de uma reunião, fato que acabou acontecendo...
Na residência em que se realiza a o trabalho, foi muito bem recebido, pois era uma figura destaque na área educacional. Tudo observava para ver se não havia indícios de embuste,
nada constatou, mas o processo era bem rudimentar: duas batidas sim, uma batida não. Isto ocorreu nos meados dos anos de 1855...
Outras residências compareceu, quando finalmente começou a fazer este trabalho em sua casa. Desta feira, feita contava com a participação de duas adolescentes, que tinham o dom da “escrita mecânica”, isto é, ele fazia as perguntas, e as resposta vinham através desta modalidade.
Imagine viver numa época sem telefone, luz elétrica, e uma simples máquina de escrever. Tudo tinha que ser escrito mão. Finalmente, nos primeiros meses de 1857, todo o exaustivo trabalho estava pronto, que resultou num livro, O Livro dos Espíritos, - 18 de abril de 1857 - com 1018 perguntas e respostas, que de forma didática fazia as perguntas e as respostas, eram dadas por Entidades de alto nível, presentes respondiam através das médiuns, com destaque as duas adolescentes...
continua... Curitiba, 20 de setembro de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul
https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman
http://www.conteúdoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br
Hippolyte León Denizard Rivail, nascimento: 03 de outubro de 1804, Lion França, falecimento: 31 de março de 1869, em Paris, aos 64 anos.
*Napoleão Bonaparte esteve à frente do governo francês perto de 15 anos, com as inúmeras guerras napoleônicas.
*Amélie-Gabrielle Boudet, nascimento 23 de novembro de 1795, falecimento 21 de janeiro de 1883, em Paris, está sepultada ao lado do esposo. Faleceu com 88 anos.
Datas e nomes compilados do Gloogle.