O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE PATRIOTISMO E NACIONALISMO

 

   Ainda me lembro [quando em minha adolescência] ao folhear um livro da Ediouro (Edições de Ouro), chamado “A Arte da Libertação” do autor Krishnamurti (Jiddu Krishnamurti) e me deparei com o que estava escrito: “O nacionalismo é um veneno, e o patriotismo um entorpecente, e os conflitos do mundo constituem uma distração direta com as pessoas”.

 

   Pois bem, a princípio confesso que fiquei um tanto confuso ao ler aquilo, talvez (e muito provável era) que tal foi dado porque eu não sabia o real significado tanto da palavra “nacionalismo” quando de “patriotismo”. E tenho certeza de que aquele autor o disse em tom de “desabafo” e, sobretudo, amparado pela experiência de vida que tinha (enquanto eu ainda precisa muito aprender!).

   Então, meu caro, convido-o para um bate papo comigo a fim de investigarmos o que seja “patriotismo e nacionalismo", e se a forma como se tem dito atualmente (e n’outros tempos) é certo ou não. Sendo assim, vamos lá!

 

   Começo perguntando:

   Para você, o que é “patriotismo e nacionalismo”?

   Se você se auto intitula como “patriota” será que é mesmo, ou não passa de um engano o qual a si mesmo acredita?

   As pessoas que se dizem (no atual momento do Brasil) como “patriotas” será que são de fato?

 

  

Meu amigo, lendo uma expressão do grande Millôr Fernandes, onde se acha em seu conhecido livro “A Bíblia do Caos”, eu achei interessante a sua colocação: “Patriotismo é quando você ama o seu país mais do que qualquer outro. Nacionalismo é quando você odeia todos os países, sobretudo o seu” (Millôr Definitivo – A Bíblia do Caos). O presidente francês, Charles de Gaule, também disse o mesmo, assim como Einstein e outros.

 

 

   Bom, pelo o que ele - Millôr Fernandes - concluiu a respeito de sua ideia de “nacionalismo” eu digo que foi muito “atual”. Mas, tomo a liberdade de completá-lo com o meu ponto de vista. E deste modo eu faço: No “patriotismo” a sua característica é o “amor” pelo seu espaço (país em que vive), enquanto no “nacionalismo” o que lhe define é aversão e, sobretudo, “ódio”.

   Antes de prosseguirmos, gostaria de colocar alguns pontos, os quais precisam ser vistos. E mais uma vez repito a pergunta: “O que é nacionalismo e patriotismo”?

 

  

Pois bem, se formos investigar de uma forma minuciosa e, principalmente, sem “interferência de ideias ou ideologias", observamos que o nacionalismo busca manter uma expressão tradicional, a se ter uma “postura conservadora”, onde na ótica do “nacionalista fundamentalista” os valores de seu país são “sagrados”, tais como suas tradições, sua língua, sua religião, dentre outras coisas. E assim valoriza [de forma enfática] os seus “princípios”

   Agora, cabe aqui lembrar que existem “formas” de nacionalismo, tais como o “nacionalismo cívico” e o “nacionalismo étnico”. E há também: o “nacionalismo político”, “nacionalismo ideológico”, “nacionalismo religioso”, “nacionalismo cultural”, “nacionalismo econômico” e até o “nacionalismo regional”.       

   E, observando [na prática] como se atuam (não importa qual o tipo), pelo que eles procuram defender seus interesses (e, não raro, usando de agressividade) e de forma excessiva, além de serem “preconceituosos”, uma de suas características é a intolerância. E aqui cabe sempre lembrar que a “intolerância” é uma das filhas preferidas do “ódio”.

 

  

Bom, partindo do que foi explicado aqui, podemos concluir que o “verdadeiro patriotismo” se define pelo “amor à pátria”, enquanto o “nacionalismo” (sem discernimento e intolerante) se mostra, sobretudo, pelo “ódio” (em seus discursos e ações).

   Meu amigo, serei mais direto aqui: Atualmente o Brasil foi “infectado” por um “nacionalismo ideológico e irracional”, o qual “dividiu” o país, a ser desagradável o que se vê. E muitos que se auto intitulam como “patriotas” na verdade não são (e nunca foram). Ao que eu digo que eles são, na verdade, “nacionalistas ideológicos”, mas não patriotas, ao que eles se enganam em acreditar que são. Isso mesmo: patriota é outra coisa.

 

  

  Prezado leitor, você teria coragem de discordar de um fanático nacionalista, caso ele estivesse com uma arma na mão?

  Fanatismo! Tá aí outra característica visivelmente presente nestes que se dizem “patriotas”. Pergunto-vos agora, e pelo que sabemos que o verdadeiro patriota tem “amor” por sua pátria:

  Na sua opinião aquelas pessoas que invadiram e realizaram o ataque à Sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023, com todo aquele vandalismo e depredações, na sua opinião eles são dignos de serem chamados “patriotas”? Sim, meu caro, estou dizendo a respeito daquelas que pessoas com suas camisetas amarelas (da seleção brasileira), que, pelo que dá a entender, a tomaram para si, fazendo dela a sua “farda”.

 

1713466.jpg

   

    Uma pessoa que premeditou e tentou causar um atentado terrorista no aeroporto de Brasília merece o título de “patriota”? Refiro-me aquele cidadão de nome George Washington de Sousa, o qual colocou uma bomba ao lado de um caminhão de transporte de combustível próximo ao Aeroporto JK (em Brasília).

 

1713467.jpg

  

   Aproveito aqui para colocar as palavras do professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Wesley Espinosa Santana, sobre o fascismo ideológico no Brasil:  “Temos uma situação muito parecida: o Bolsonaro dizendo que é o dono do verde-amarelo, que quem é adepto dele é Brasil e quem é contra não é Brasil. Isso é integralismo puro, psicológico e simbólico. O discurso é: 'Ou você está ao meu lado ou é contra a pátria'. O fascio italiano e a AIB previam isso, em meio à tríade "Deus, pátria, família".

 

  

  As pessoas que estão causando (voluntariamente e, certamente, a mando de alguém) incêndio nas matas e florestas do Brasil fazem isto por “amor à pátria”?

   Meu querido, o “falso patriota” faz loucura em louvor à sua “bandeira” ou ao nome de quem ele [cegamente] idolatra. Não é amor o que ele tem (ou sente) pela pátria. É uma “paixão doentia e sem discernimento”, tais como aqueles que dizem amar alguém, e em nome deste [falso] amor chegam a agredir ou até matar. E homicídios (motivados por política e ideologia) é o que não faltou nas manchetes dos jornais nestes tempos.

 

  

Caríssimo, aquele slogan “Deus, Pátria, Família” (e agora estão colocando a palavra “liberdade”) não passa de pura hipocrisia. Na verdade é um lema de origem fascista, ao que podemos afirmar que foi copiado de outros períodos (inclusive no Brasil).

 

 

  “Deus pátria, família e liberdade”! Ai! façam-me o favor!

   “Deus” ama todos os seus filhos, e quem odeia a algum deles desonra o Seu nome.

   A “família” só merece este título quando seus filhos são unidos e o amor se faz presente em seu seio.

   A “pátria” somos nós [todos] e não de uma ideologia marcada pela intolerância e ódio.

   E “liberdade” não é digna deste nome quando promove a disseminação de mentiras (fake news), que é algo que muitos destes [falsos] patriotas adoram fazer.

   É preciso ser lúcido, não ser cego e jamais ser ... fanático!

 

 

   Bem, só para finalizar:

   Então, “patriota”, o que é e como se reconhece um?

   E o que estes [falsos] patriotas estão fazendo com a pátria?

 

 

  Caríssimo, você conhece a respeito dos “leucócitos”? Pois bem, serei breve no que aqui colocarei: os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, são as células necessárias cuja função é proteger o organismo contra infecções. Agora, é preciso que estejam dentro de um número certo, do contrário pode haver uma “leucocitose”. E aqui cabe lembrar que os leucócitos da leucemia são incapazes de combater os chamados agentes infecciosos. E a coisa mais importa que precisamos saber é que um elevadíssimo e descontrolado número leucócitos pode ser indício até mesmo de um linfoma ou leucemia.

 

 

   Posto isto, meu amigo, seja um “patriota” dentro de sua “racionalidade e sensatez”. Vigie a sua mente para que não caia numa roubada e jogue a sua vida no lixo (como muitos hoje estão fazendo). Não compensa, meu amigo, digo isto para o seu bem. Não seja como uma “célula malévola ou perniciosa” a qual irá atacar e causar dano à sua nação. Amemos o nosso país, e sempre em nome do “amor sensato e sadio”, que são características do “verdadeiro amor”. Se não for assim será ciúme ou fanatismo (nomes falsos que muitos acreditam que é amor).

 

1713474.jpg

 

   Então, acho que agora ficou claro o que disse o pensador Krishnamurti quando disse que "o nacionalismo é um veneno e que o patriotismo pode ser um entorpecente". E dado ao que está havendo no Brasil agora (pela insensatez e ódio de tantos), também ficou entendido o que afirmou Millôr Fernandes quando então disse: “Patriotismo” é quando você ama o seu país mais do que qualquer outro. Nacionalismo é quando você odeia todos os países, sobretudo o seu”.

   Bem, termino aqui colocando as palavras do escritor angolano José Eduardo Agualusa o qual afirmou: "O Brasil foi sequestrado pelo ódio, mas se salvará. Espero que não demore!

 

 

20 de setembro de 2024.

 

IMAGENS: INTERNET

 

Anonymous Real
Enviado por Anonymous Real em 20/09/2024
Reeditado em 20/09/2024
Código do texto: T8155811
Classificação de conteúdo: seguro