Disputa...
As folhas ainda são tenras e raras, mas a figueira já decretou o fim do inverno para si. Por isso se apressa e exibe seu primeiro fruto no galho ainda nu, mas sinaliza que será frondosa, rica em folhagem perfumada e cheia das suas suavemente doces frutas*. Afinal, é sabido que a primavera já bate à porta anunciando que, como sempre, chegará plena e bela.
E a figueira não quer perder o seu lugar no "pódio" do pequeno pomar. Plantada entre o limoeiro e a laranjeira, sabe que é a preferida, mas a aceroleira e a mangueira, no lado oposto, também brilharão e tem certeza de que a disputa será acirrada. No entanto, também sabe que as mangas e acerolas ainda demorarão um tempinho para despontar, e então, bem ali onde se enconta, próxima às belas orquídeas no tronco seco ao lado - que já se mostram esplendorosas, esmera-se para produzir antes das outras árvores frutíferas.
Nessa disputa, entretanto, ganha quem aprecia a Natureza, quem faz a sua parte para mantê-la produtiva e viva, em qualquer estação!
*
*Curiosidade: "(...) Na verdade, o figo não é uma fruta. Ele é uma "flor invertida" (inflorescência invertida). As figueiras não florescem da mesma forma que outras árvores frutíferas. Além de não ser uma fruta, o figo precisa de uma vespa para se reproduzir, isto é, um inseto que morre dentro dele. Onde não existem vespas-do-figo, as figueiras não se reproduzem e vice-versa. Ou seja, um não pode existir sem o outro (...)"
Fonte: https://www.tempo.com/noticias/ciencia/descubra-qual-e-o-segredo-que-os-figos-escondem-culinaria-clima.html
Fonte: https://www.tempo.com/noticias/ciencia/descubra-qual-e-o-segredo-que-os-figos-escondem-culinaria-clima.html
Fotos: Marise Castro