Como Gumercindo perdeu a cabeça?

 

Com certeza não foi por uma mulher! Como sei? Ora, foi meu amigo Terêncio que me disse.

 

Pra falar com ele e saber também, é só ler Com Sangue pelas Canelas (imagem abaixo), romance histórico sobre a Revolta de 1893 no Rio Grande do Sul escrito pelo charquealegretense Henrique Severo (foto acima). Tem pra vender ali na loja Carol Maria, na 1º de Maio, perto da rodoviária. Supermegaultrahiper recomendo.

 

É um baita dum livro, li e recomendo. Pudera, o Severo tem pedigree literário na família, eis que é primo do escritor, poeta e editor gaúcho Rossyr Berny - que estará no X Sarau Literário de Charqueadas, no final de outubro. Hoje a noite, Com Sangue Pelas Canelas será debatido pelo Clube do Livro de Charqueadas. 1893 foi um conflito armado também conhecido como a Revolta da Degola, onde não se faziam prisioneiros. Terêncio, contratado pelo governo de Júlio de Castilhos para uma missão secreta, tá enrolado no meio deste entrevero e ainda acha tempo pra transar com uma índia num lago e lidar com sua fazenda tendo como sócios negros e índios. Mas bah, tchê. A la pucha!

 

O Gumercindo é o famoso líder opositor Gumercindo Saraiva, caudilho e líder militar da revolta. Aqueles que lerem o livro e descobrirem como ele perdeu a cabeça, ganharão uma gravata de brinde. Brincadeirinha...