"(MARKETING). MARCANDO TERRITÓRIO" Crônica de: Flávio Cavalcante

(MARKETING). MARCANDO TERRITÓRIO

Crônica de:

Flávio Cavalcante

No mundo dos negócios, a competição é acirrada. E quando falamos sobre o mercado de vendas, não estamos apenas discutindo a qualidade do produto, mas também onde ele está posicionado. Afinal, quem nunca se deparou com uma prateleira abarrotada de opções e escolheu a marca que, por estar mais à altura dos olhos, parecia ser a melhor? O conceito de "MARCAR TERRITÓRIO" não é exclusivo do reino animal. No universo do marketing, garantir o espaço adequado nas gôndolas e vitrines é questão de sobrevivência.

A Nielsen, gigante da pesquisa de mercado, aponta que a exposição de uma marca tem um impacto direto e decisivo nas vendas. Não se trata apenas de estar presente, mas de estar no lugar certo, no momento exato, de forma estratégica. É a velha disputa por centímetros na prateleira, por um espaço no corredor principal, por aquele banner que fica bem na entrada da loja. Tudo isso influencia diretamente no comportamento do consumidor.

Quando uma marca "baliza o seu território", ela está delimitando não só a sua presença física no mercado, mas também estabelecendo um espaço mental no consumidor. Aquele que, uma vez familiarizado com o produto, tende a retornar sempre ao mesmo ponto. Esse processo de fidelização, como já comprovado em diversas pesquisas, nasce da exposição. Quanto mais vezes o cliente se depara com a marca, maior a chance de ele associá-la à qualidade e confiança, mesmo que inconscientemente.

O cenário de vendas se assemelha a um campo de batalha silencioso, onde cada centímetro de prateleira disputado tem o poder de determinar quem será o vencedor. A marca que consegue estar à altura dos olhos do cliente, que tem sua embalagem destacada em displays especiais ou em posições de destaque, tem uma vantagem inegável. No entanto, esse "território" é conquistado com estratégia, dados e, claro, investimentos.

Um exemplo clássico disso é o setor de supermercados. Ali, as marcas travam uma guerra diária para garantir que seus produtos estejam em destaque, principalmente nos espaços centrais das gôndolas, onde o consumidor automaticamente foca sua atenção. Pesquisas mostram que o consumidor raramente se abaixa ou se estica para pegar produtos nas extremidades das prateleiras. Portanto, quem está ali, no centro, tem uma probabilidade maior de ser escolhido.

A fidelização do cliente, muitas vezes, começa com um simples impulso. E esse impulso, mais do que baseado em uma análise detalhada do produto, é fruto da visibilidade e da familiaridade. A concorrência acirrada entre marcas é, em grande parte, determinada pela capacidade de estar presente e visível, exatamente no ponto onde o cliente toma sua decisão.

Portanto, "marcar o território" é muito mais do que uma metáfora. É uma estratégia essencial no marketing moderno. No final do dia, a batalha pelo espaço de venda é também uma batalha pela mente do consumidor. E quem dominar esse território – seja nas prateleiras físicas ou virtuais – terá a chance de conquistar o cliente de forma duradoura. Afinal, no marketing, presença é poder, e a fidelização é o prêmio daqueles que conseguem dominar o cenário, dando o maior destaque à sua marca.

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 17/09/2024
Código do texto: T8154074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.