Ímpetos

Um ímpeto é uma reação não calculada, precipitada e de natureza negativa na maioria das vezes.

Muitas situações cotidianas nos incitam a ímpetos negativos, e quase nunca respiramos e pensamos em como reagir. É tudo muito imediato; e não muito tempo depois disso, o arrependimento nos toca o coração, punindo nossa reação.

Acho que tudo é uma programação, um comportamento adquirido no decorrer dos anos.

Os piores ímpetos podem trazer consequências danosas ou passar uma imagem de nós que não queremos.

Sendo assim, deveríamos mesmo levar a sério nossos ímpetos ferozes acompanhados por palavras que vão e não podem voltar (são como fogo em palha seca que consome tudo numa velocidade imparável).

Mas como cessar? Essa é uma pergunta para nós, já que as influências externas sempre estarão lá, como gatilhos eternos... mas cabe a nós moldar nossas reações a fim de não nos prejudicar.

Deve-se ter em mente o que se quer de forma tão sólida e transparente que seja forte o suficiente para que nos momentos de reação possamos considerar como queremos reagir antes de reagir; ou seja, aplacar o furor e ceder lugar para a racionalidade e controle que desejamos. Não é tarefa fácil, mas um pleno exercício monitorado pode ser útil e eficaz até reprogramarmos a forma que reagimos às situações negativas.

Suane Cruz
Enviado por Suane Cruz em 17/09/2024
Reeditado em 17/09/2024
Código do texto: T8153522
Classificação de conteúdo: seguro