Os bandeirantes

A história do Brasil é marcada por muito sangue e destruição, desde a chegada dos primeiros portugueses.

Os bandeirantes, embora venerados e homenageados em várias paragens do país, nunca foram heróis; pelo contrário, esses homens eram mercenários, caçadores de negros escravizados fugitivos, assassinos de indígenas, justiceiros e ladrões (roubavam ouro e diamantes dos que lhe pagavam para prestarem serviços), que trabalhavam para os donos de terras e a Coroa. Foram instrumentos para que os brancos se apossassem dos territórios do Brasil Central, matando para isso, dezenas de milhares de indígenas que moravam nesses lugares por milhares de anos. Essas histórias podem ser confirmadas por historiadores de renome no país (de "direita" e de "esquerda"), como Mary Del Priore, Darcy Ribeiro, Laurentino Barros e outros.

Os bandeirantes, como Anhanguera, Borba Gato, e tantos outros, sendo homenageados por todo o Brasil, apenas reforça que o brasileiro não é um povo pacato, como quer nos fazer crer a Dona Carochinha. O brasileiro é um povo duro, acostumado a se servir da violência para alcançar seus fins. Assim, para essas pessoas, os bandeirantes realmente são heróis.

Joaquim Lutero
Enviado por Joaquim Lutero em 16/09/2024
Código do texto: T8152805
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.