Memo-desmemo-2-discussões orto-caco-gráficas
ORTOGRAFIA ...
Meu deus, que terão os galegos, os portugueses, os brasileiros, os PALOPanos todos e ...?
Por que discutem, debatem e até se zangam por esa cousa mínima que é a ORTOGRAFIA ?
Confesso (sic) que já estou muito próximo de vos entender; confesso-o: "entendo-vos porque não vos entendo." Sei que os sábios vagam, andam sem destino certo na procura da verdadeira ORTOGRAFIA que for fiel à fala, às falas ... Mas, amigas, amigos, amigues ... Ainda não vos desprecatastes?
As falas realizam a língua por um determinado meio, que é a oralidade, em determinados processos comunicacionais, tendentes à presença física e, portanto, à simultaneidade de emissão e recepção. Códigos e até gramática são peculiares e adaptados, adotados para esse preciso processo.
E a escrita? Não advertistes ainda que a escrita pertence não só a outro jeito de processo comunicacional? Mas que na realidade realiza a língua, como se a escrita fosse outro idioma, quando na realidade é.
Basta advertir como é que aprendemos a falar e a escrever. Em regra, aprendemos a falar (a gramática e léxico da oralidade) sem escola institucional, à margem dela, mas aprendemos a escrever nalguma instituição, nacional ou pelo menos estadual.
Estoua a referir-me a situações relativamente "normais" em idade e tempos de aprendizado, e no seio de entidades sociais diversas: a família (mais ou menos extensa), o lugar, a vila, a cidade ... e, afinal, a escola e a TV e a rádio e, agora, os celulares.
...
Como estes assuntos foram ocupação principal na minha vida, inexoravelmente voltarei sobre estes temas, mas com alguma anedota que memorarei e desmemorarei.