Tédio

 

Há horas que passam tão lentamente que nos dão a sensação da eternidade ser uma coisa impossível de acontecer de tão demorada que se apresenta. Nestas horas o nosso sentimento e todos os pensamentos são governados pelo tédio. E o que vem a ser o tédio?

 

Para muitos, e eu acredito que seja a maioria dos seres viventes e pensantes desse globo, isto é a pior das sensações possíveis que se possa enfrentar. E por quê?

 

É onde somos obrigados, todos nós, sem exceção, a enfrentar, frente a frente, todos os nossos sentimentos e pensamentos, em suma, é onde a nossa consciência vem nos acusar e cobrar a conta dos nossos atos, inclusive aqueles que escondemos debaixo de sete chaves até de nós mesmos. O monstro, ou o anjo que somos, ou que deveríamos ser começa a forçar a saída, no tédio.

 

Por isso a insatisfação com tudo e a busca constante por novas sensações e emoções. É esta uma fuga da própria realidade do eu que se tenta esconder a todo custo de si mesmo e dos outros. E a cada emoção nova, a cada sensação nova, vai aumentando ainda mais o tédio. E isto vira uma bola de neve, que só aumenta dia-a-dia, explicando assim, grande parte da loucura e alienação que o mundo vive hoje.

 

Em contrapartida, para outros, a minoria, sem sombra de dúvidas, o tédio é uma fonte inesgotável de oportunidade de conhecimento e de autoconhecimento. Estes poucos aproveitam para observar a própria consciência, os próprios pensamentos e sentimentos para tentar, de algum modo, saber o que há de errado em seu interior, e enfim, com as informações corretas se corrigir, de algum modo. Nestes momentos, as horas não são mais tão vagarosas, e o tempo "perdido" se transforma em uma benção divina para uma mudança real de vida. Em qualquer área da vida em que se queira aplicar.

 

Como se pode observar, tudo nesse multiverso há uma razão de existir, inclusive aquela hora vazia e tediosa.

Josemar Fonseca
Enviado por Josemar Fonseca em 13/09/2024
Reeditado em 13/09/2024
Código do texto: T8150722
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.