O QUE EU QUIS SER E O QUE SOU

(E NINGUÉM VIU, NEM EU)

Eu já quis ser varredor de rua. Inclusive, quando era ainda bem pequeno, não me lembro da idade, fugi com um que passava todos os dias lá pela rua onde eu morava em Volta Redonda, demos uma volta no quarteirão, eu achei divertido. O homem, segundo minha mãe, ficou apreensivo e com medo de ir preso por pensarem que ele havia me roubado, me levou para casa são e salvo, minha mãe sabia que eu era fujão mesmo. Já quis ser astronauta, mas não fugi com nenhum astronauta, pois nunca passou um lá na minha rua com sua nave, não passou um maquinista de trem, nem um piloto de Fórmula 1 com sua baratinha a toda velocidade.

Depois de adulto, e de ter sido um monte de outras coisas, menos o que eu desejei ser quando criança, eu me tornei um escritor, que nunca pensei ser também. Menos mal, assim posso ser tudo o que eu quiser, e sem fugir com ninguém, basta apenas que meu alter ego seja, simples. Escrevo uma história e pronto, sou um astronauta que luta contra os alienígenas, se bem que muitos deles estão aqui mesmo, na Terra, sou um campeão de Fórmula 1, sem precisar me arriscar pelas pistas mundo a fora, mas também sem ganhar a grana que eles ganham e nem namorar as beldades que eles namoram, essa é a parte chata.

Mas, enfim, um dia uma psicóloga foi ao colégio e fez um teste de aptidão nos alunos e disse que eu queria ser rico e isso ia me prejudicar na vida, porque eu marquei no tal do teste coisas desse tipo já citadas, mal sabia ela, talvez limitada em conhecimentos, ou fechada em conclusões psicológicas preestabelecidas, ou por não aprofundar um pouco mais nas conversas, não sei a razão, não conseguindo enxergar a realidade ali na sua frente, que eu, querendo ser tudo, queria apenas ser uma pessoa livre de corpo e mente, um contador de histórias, isso eu também não sabia, então a culpa não é só da moça, divido com ela em partes iguais. Se a conclusão da psicóloga fosse essa naquele tempo ia facilitar muito minha vida, que deu muitas e muitas voltas. Ah, e só para ficar tudo esclarecido, nunca fui rico, nem quis ser, imagina um varredor de rua milionário, aí, uma boa história! Às vezes os testes falham... Ou falhamos fazendo os testes.

Um esclarecimento: não tenho nada contra psicólogos, acho-os importantes na nossa vida!

Celso Ciampi
Enviado por Celso Ciampi em 13/09/2024
Código do texto: T8150654
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.