Dia do Golfinho

O golfinho é um mamífero marinho que possui inteligência excepcional e de grande popularidade e até teve papel
nas guerras. Também é chamado de delfim, peixe-boto, botos ou toninha são cetáceos pertencentes ao grupo dos
odontocetos que possui dez famílias, como Delphinidae e Platanistidae.

Existem setenta e sete espécies conhecidas tanto em águas salgadas e água doce.  Além de serem exímios nadadores, capazes de saltar até cinco metros acima da água, além de nada até quarenta quilômetros por hora e mergulhar em grandes profundidades. Sendo extremamente brincalhões, e apresenta vasta variedade de comportamentos. A palavra "golfinho" procede do grego delphís, através do latim delphinu, com influência de golfo (alto-mar). Toninha já advém do latim tardio thunnina.
Os predadores dos golfinhos são as orcas, os grandes tubarões e, principalmente, o homem. 
Infelizmente, em muitos locais do mundo os golfinhos são pescados, sendo o Japão um dos principais países onde esta prática se mantém, embora que tais pescados sejam vendidos para a China e os EUA. 
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos também demonstrou que a longevidade destes animais decai muito em cativeiro. Para piorar a situação, a reprodução deles em cativeiro é quase impossível, o que torna, a pesca de golfinhos, "indispensável".

Entre 700 e 1,3 mil toninhas morrem anualmente em redes de pesca no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e no Uruguai, segundo dados do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande. Ameaçadas de extinção, elas estão classificadas como vulneráveis na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).
Os golfinhos são mamíferos sociais. Um método historicamente utilizado para avaliar as relações sociais em animais não humanos é calcular os coeficientes de associação entre os indivíduos. Estes índices de associação são baseados na quantidade de tempo que dois golfinhos passam juntos contra aparte. Mas, estes valores podem não representar, com precisão, a qualidade de uma relação entre dois indivíduos. A qualidade das relações sociais em animais provavelmente será composta de várias dimensões diferentes, ou seja, o valor, compatibilidade e segurança.  Hoje é o dia do golfinho. O Dia Mundial do Golfinho foi criado pela organização ambientalista Sea Shepherd para lembrar a morte de 1.428 golfinhos nas Ilhas Faroé em 12 de setembro de 2021. Este foi provavelmente o maior abate de cetáceos já documentado. A organização quis chamar a atenção para a proteção dos golfinhos e para tentar parar com a matança.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 12/09/2024
Código do texto: T8149927
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.