Fumaça.

Em junho de 2023, aqui no povoado, fizemos a Festa de São João, e foi uma noite quente. Sim; noite de junho quente aqui nesse pedaço de chão. Gente brincou; está mais para tomar uma gelada, que para tomar sopa e quentão. O tempo não estava legal. Em julho deu um pé de vento que destelhou casas, derrubou árvores, postes e assustou o povo todo. O agosto foi de ventos e chuvas. Chuvas que no setembro transbordaram rios e lagoas do Rio Grande do Sul. E foi uma Primavera de chuvas e ventos de outros rumos, (o predominante, na estação, é o Vento Nordeste). Aquele Verão de chuvas muitas, calores poucos e mormaços muitos. E veio o Outono que quando normal é sem ventos, triste e bonito. Mas o Outono de 2024 veio com rios correndo nos céus do Rio Grande e uma grande tragédia. E estamos num Inverno de frios, chuvas e muitas tormentas.

Nesse pedaço de chão, aqui no Sul da Lagoa dos Patos, o sol anda aparecendo é lá de vez enquanto. Se não está chovendo, tem cerração(nevoeiro). Quarta-feira, dia quatro de setembro, passamos o dia debaixo de chuvas e trovões, quinta e sexta feira tivemos garoas e nevoeiros. Sábado nublado. Domingo e segunda, foi tormenta e chuva, chuva e trovão, trovão e mais trovão. Hoje é terça feira dez de setembro, na madrugada as tormentas se foram, amanheceu nublado e de tarde apareceu um sol opaco. Opaco por causa da fumaça. Fumaça das queimadas lá no Norte...

zesouzadois
Enviado por zesouzadois em 11/09/2024
Código do texto: T8149054
Classificação de conteúdo: seguro