EMÍLIA

Emilia, uma garotinha de olhos brilhantes e cabelos cacheados, passeava de mãos dadas com sua mãe. De repente, algo na vitrine de uma loja chamou sua atenção: uma pulseira infantil, cheia de cores e pequenos pingentes que brilhavam sob a luz do sol.

— Mamãe, olha! — exclamou Emilia, com os olhos fixos na pulseira. — Que linda! A mãe, conhecedora que era da pequena, sabia que, ou arrumaria uma desculpa para afastar-se o mais rapidamente da loja sob pena de enfrentar pedidos, choros e lamúrias ou então, desfalcar sua bolsa. Escolheu a primeira opção : "Vamos, Mie, ou nos atrasamos." Porém, a pequena Emilia estava deveras resolvida a ter aquele adorno. "Eu preciso dessa pulseira!"

A mãe, acostumada com os desejos repentinos da filha, tentou desviar a atenção dela, mas Emilia estava decidida. Seus olhos se encheram de lágrimas, e ela começou a chorar copiosamente, segurando a mão da mãe com força. Ela já sabia por experiência que a mãe sempre cedia diante das lágrimas.

— Por favor, mamãe! Eu te amo tanto! — implorava Emilia, usando todo o seu charme infantil para chantagear a mãe. — Eu nunca mais vou pedir nada, só essa pulseira!

A mãe, com o coração apertado, cedeu e entrou na loja com Emilia. Chamou a vendedora e pediu para ver a pulseira de perto. Enquanto a vendedora pegava a pulseira, Emilia olhava pela vidraça da loja e viu algo que a fez esquecer completamente do seu desejo anterior: uma mulher passeava com uma cadelinha poodle de pelos branquíssimos.

Os olhos de Emilia se iluminaram de novo, mas desta vez por um motivo diferente. Ela secou as lágrimas com as mãos e, com um sorriso travesso, disse:

— Mamãe, posso trocar a pulseira por outra coisa?

Antes que a mãe pudesse responder, Emilia já estava quase arrastando-a pela mão, saindo da loja e seguindo a mulher com a cadelinha. Nos lábios, o começo de um novo pedido:

— Mamãe, compra pra mim?

E assim, a pulseira foi esquecida como por encanto, substituída pelo desejo de ter uma nova amiguinha de quatro patas. A mãe, rindo da mudança repentina de interesses da filha, seguiu Emilia e conhecendo o seu gosto por cãezinhos de pequeno porte, segue a filha, se perguntando se algo a faria mudar de gosto mais uma vez.

Paulo RM Cesar
Enviado por Paulo RM Cesar em 10/09/2024
Código do texto: T8148464
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.